PARTIDO SOCIAL NACIONALISTA DO PARANA (PSN)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO SOCIAL NACIONALISTA DO PARANÁ (PSN)
Nome Completo: PARTIDO SOCIAL NACIONALISTA DO PARANA (PSN)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO SOCIAL NACIONALISTA DO PARANÁ (PSN)

PARTIDO SOCIAL NACIONALISTA DO PARANÁ (PSN)

 

Partido político paranaense fundado provavelmente em 1934. Era um partido de oposição ao Partido Social Democrático (PSD) do Paraná, que apoiava o interventor Manuel Ribas. Foi extinto junto com os demais partidos políticos do país pelo Decreto nº 37, de 2 de dezembro de 1937, após a instalação do Estado Novo.

Seu presidente era Plínio Alves Tourinho, que foi eleito deputado federal nas eleições estaduais de 14 de outubro de 1934. Nestas mesmas eleições, o partido conseguiu eleger também cinco deputados estaduais para participar da Assembléia Constituinte estadual de 1935. Por contar com a maioria de deputados nesta Assembléia, entretanto, o PSD pôde eleger seu candidato, o interventor Manuel Ribas, governador constitucional do estado.

No início de 1936, o governador tentou realizar uma política de “pacificação” entre o PSD e o PSN. Essas tentativas de acordo com a oposição se intensificaram após a instauração de uma dissidência dentro do PSD nesse mesmo período. O governador chegou a prometer a Plínio Tourinho o controle da polícia e da Secretaria de Agricultura do estado pelo PSN, mas a diretoria do partido se recusou a aceitar as propostas de Manuel Ribas e o PSN se manteve na oposição.

Em 25 de maio de 1937, na convenção de lançamento da candidatura de José Américo de Almeida à presidência da República, o PSN esteve representado pelo senador Antônio Jorge Machado Lima.

 

 

FONTES: Diário de Notícias, Rio (28/2 e 21/3/36 e 26/5/37); Estado de S. Paulo (3/11/34).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados