PARTIDO SOCIALISTA DO AMAZONAS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO SOCIALISTA DO AMAZONAS
Nome Completo: PARTIDO SOCIALISTA DO AMAZONAS

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO SOCIALISTA DO AMAZONAS

PARTIDO SOCIALISTA DO AMAZONAS

 

Partido político amazonense fundado no início de 1933 por Leopoldo Tavares da Cunha Melo. Foi extinto junto com os demais partidos políticos do país pelo Decreto nº 37, de 2 de dezembro de 1937, após a instalação do Estado Novo.

Logo após sua fundação, o Partido Socialista do Amazonas filiou-se à União Cívica Nacional (UCN). Essa coligação política, organizada pelas forças tenentistas, tinha por objetivo congregar as correntes estaduais fiéis ao Governo Provisório de Getúlio Vargas e estabelecer uma linha de atuação comum na Assembléia Nacional Constituinte, a ser eleita em 3 de maio de 1933. O Partido Socialista do Amazonas enviou representante ao Congresso Revolucionário do Norte, promovido pela UCN em Recife entre os dias 15 e 18 de abril desse ano.

Sob a legenda União Cívica Amazonense, o Partido Socialista concorreu às eleições para a Constituinte, elegendo três representantes: Leopoldo Tavares da Cunha Melo, Álvaro Botelho Maia e Alfredo Augusto da Mata. A oposição, representada pela Aliança Trabalhista Liberal, elegeu um único deputado.

Pouco antes das eleições legislativas de outubro de 1934, alguns dissidentes do Partido Socialista aliaram-se a elementos do Partido Trabalhista do Amazonas, dando origem ao Partido Popular do Amazonas. Para a Câmara Federal, o Partido Socialista elegeu seu candidato Alexandre Carvalho Leal, enquanto o Partido Popular elegeu Luís Tirelli. Para a Assembléia Constituinte estadual, o Partido Socialista provavelmente elegeu uma representação minoritária, já que foi o candidato do Partido Popular, Álvaro Botelho Maia, quem venceu as eleições indiretas para o governo do estado. De toda forma, o Partido Socialista elegeu seu presidente, Leopoldo Tavares da Cunha Melo, para o Senado.

Em 25 de maio de 1937, Alexandre Carvalho Leal e Leopoldo Tavares da Cunha Melo representaram o Partido Socialista do Amazonas na convenção de lançamento da candidatura oficial de José Américo de Almeida à presidência da República.

Regina Bressane

 

 

FONTE: Diário de Notícias, Rio (26/5/37).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados