PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO SOCIALISTA (PS)
Nome Completo: PARTIDO SOCIALISTA (PS)

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO SOCIALISTA (PS)

PARTIDO SOCIALISTA (PS)

 

Partido político de âmbito nacional fundado em julho de 1985 pelo jornalista e deputado federal Sebastião Néri. Rompido com o governador fluminense Leonel Brizola e com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), legenda pela qual se elegera para a Câmara Federal em 1982, Néri aproveitou-se da flexibilização da legislação partidária aprovada pelo Congresso, em maio daquele ano, para entrar com o pedido de habilitação da nova agremiação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Néri definia-se então como marxista e defensor de uma sociedade socialista democrática, baseada no controle social sobre os meios de produção. Propunha o controle da sociedade sobre as dívidas externa e interna, apontando os grandes banqueiros nacionais e estrangeiros como os responsáveis pela crise vivida pelo país. O programa do partido incluía ainda a defesa do sistema parlamentarista de governo, a ampla liberdade de pensamento, de organização e de imprensa, e a participação dos trabalhadores nos lucros e na gestão das empresas.

A candidatura de Sebastião Néri à prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Socialista chegou a ser cogitada em meados de 1985, mas o partido acabou optando por compor uma chapa com o também recém-criado Partido da Frente Liberal (PFL), com Néri sendo indicado como candidato a vice do também deputado federal Rubem Medina. No decorrer da campanha, a chapa Medina-Néri se apresentou como a principal força eleitoral de oposição ao brizolismo, então hegemônico no estado. Ao final da disputa, porém, a vitória coube ao candidato do PDT, Roberto Saturnino Braga, que bateu Rubem Medina, o segundo colocado, por larga margem.

O PS lançou candidatos ao Congresso Nacional nas eleições de 1986 e 1990, mas não conseguiu eleger nenhum representante.

 

 

FONTES: Folha de S. Paulo (18/8/85); Jornal do Brasil (13/7 e 18/11/85); NICOLAU, J. Multipartidarismo.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados