PROGRAMA DE METAS E BASES PARA A ACAO DO GOVERNO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PROGRAMA DE METAS E BASES PARA A AÇÃO DO GOVERNO
Nome Completo: PROGRAMA DE METAS E BASES PARA A ACAO DO GOVERNO

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PROGRAMA DE METAS E BASES PARA A AÇÃO DO GOVERNO

PROGRAMA DE METAS E BASES PARA A AÇÃO DO GOVERNO

 

Programa para o período 1970-1973 apresentado em 1º de outubro de 1970, durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). Tendo sido precedido pelo Programa Estratégico de Desenvolvimento (1968-1970), seria completado por três outros documentos: o novo Orçamento Plurianual de Investimentos, o I Plano Nacional de Desenvolvimento e o Programa Geral de Investimentos.

O objetivo básico do Programa de Metas e Bases era propiciar o ingresso do Brasil no mundo desenvolvido até o final do século. Para tanto, seria necessário que o crescimento econômico alcançasse a taxa mínima de 7% a 9% ao ano entre 1970 e 1973, que a taxa média anual de expansão do emprego se elevasse de 2,8% para 3,3% no mesmo período, e que em 1973 a inflação fosse inferior a 10% ao ano. Seria ainda conveniente que o balanço de pagamentos atendesse aos requisitos da estratégia de desenvolvimento, para evitar o aumento rápido da dívida externa, que a classe média e os trabalhadores participassem dos resultados do desenvolvimento tendo maiores oportunidades de educação e melhores condições de saúde e saneamento, e que os desequilíbrios regionais e setoriais fossem gradualmente corrigidos. Finalmente, o Plano de Metas recomendava a estabilidade política, a ser obtida com a continuação das reformas políticas, econômicas e sociais.

Em resumo, quatro grandes prioridades eram destacadas no programa: a revolução na educação e a aceleração do programa de saúde e saneamento, a revolução na agricultura e no abastecimento, a aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico e o fortalecimento do poder de competição da indústria nacional.

 

 

FONTE: Comércio e Mercados (9/75).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados