PROJETO CAMELOT

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PROJETO CAMELOT
Nome Completo: PROJETO CAMELOT

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PROJETO CAMELOT

PROJETO CAMELOT

 

Projeto concebido em fins de 1963 por um grupo de oficiais do setor de pesquisas do Departamento de Defesa do Exército dos Estados Unidos que acreditavam que os EUA teriam a importante missão de promover o desenvolvimento de uma sociedade estável com paz e justiça para todos, procurando meios de evitar revoluções geradas por tensões sociais na América Latina.

O projeto, orçado em seis milhões de dólares, deveria ser desenvolvido em três ou quatro anos pelo Exército dos EUA em colaboração com a American University, de Washington, com o objetivo de descobrir as causas de levantes e revoluções nos países em desenvolvimento, especialmente na América Latina. Em seguida, seriam identificadas as ações que os governos desses países poderiam empreender para reduzir as condições consideradas como propiciadoras de guerra interna.

Os países incluídos no Projeto Camelot foram: da América Latina, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai e Venezuela: do Oriente Médio, Egito, Irã e Turquia: do Extremo Oriente, Coréia, Indonésia, Malásia, Tailândia: da Europa, França e Grécia e da África, a Nigéria.

A Organização para Operações Especiais de Pesquisa, agência controlada pela American University, pretendia recrutar intelectuais selecionados em todo o mundo para, a título individual, realizarem as pesquisas encomendadas segundo os objetivos do projeto. O projeto começou a ser desenvolvido no Chile, onde foi denunciado como ingerência indevida dos EUA nos negócios internos daquele país. As reações surgidas em diversos países-alvo, bem como no próprio meio universitário norte-americano, fizeram com que o Projeto Camelot fosse suspenso pelo presidente Lyndon Johnson em 1965.

Luís Antônio Cunha colaboração especial

 

 

FONTES: HOROWITZ, L. Vida; POERNER, A. Poder.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados