André Azevedo

André Azevedo

Entrevista realizada no contexto do projeto “Territórios do Torcer - uma análise quantitativa e qualitativa das associações de torcedores de futebol na cidade de São Paulo” desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o Museu do Futebol e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre março de 2014 e fevereiro de 2015. O projeto visa, a partir dos depoimentos cedidos, a publicação de um livro e a edição de um filme documentário sobre o tema.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; FLORENZANO, José Paulo (Org.) . Territórios do torcer: depoimentos de lideranças das torcidas organizadas de futebol. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2019. v. 1. 391p .

Tipo de entrevista: História de vida
Bernardo Buarque de Hollanda
Data: 18/9/2014
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: André Azevedo
Nascimento: 26/6/1979; São Paulo; SP; Brasil;

Formação:
Atividade: Empresário; presidente da torcida Dragões da Real.

Levantamento de dados: Bernardo Borges Buarque de Hollanda;Raphael Piva Favalli Favero;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Raphael Piva Favalli Favero;

Torcidas de futebol;
Viagens e visitas;

Entrevista: 18.09.2014

Apresentações iniciais; cidade natal em São Paulo, origens familiares e escolaridade; a relação da família com o futebol; a primeira ida ao estádio em 1991 no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi); a entrada na torcida organizada e as influências televisivas; o período na Torcida Tricolor Independente em 1997; Hélio Silva como uma referência da torcida do São Paulo Futebol Clube e a articulação da Associação de Torcidas do Estado de São Paulo (Atoesp); a repercussão da briga de 1995 no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu); o convite de César para se tornar presidente da Torcida Organizada Dragões da Real e o episódio em Brasília; a escola de samba da Dragões; a relação entre as torcidas e as escolas de samba; a articulação com o Governo Federal e o Ministério dos Esportes; a questão do crescimento da Dragões e o relacionamento com a Independente; a participação na Confederação Nacional das Torcidas Organizadas (Conatorg) e a relação com outras torcidas; as sub-sedes nacionais e internacionais da Dragões; a relação da torcida com o clube; os outros esportes do São Paulo; a logística da torcida; o início da relação com as torcidas no exterior por meio do Ministério dos Esportes; o modo de torcer na Europa; o papel social das torcidas; a relação da torcida com a polícia; o perfil do associado da Dragões; a representatividade feminina na torcida; o reflexo do aumento do preço dos ingressos na torcida; perspectivas futuras na torcida; agradecimentos finais.