Danilo Zamboni

Danilo Zamboni

Entrevista realizada no contexto do projeto “Territórios do Torcer - uma análise quantitativa e qualitativa das associações de torcedores de futebol na cidade de São Paulo” desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o Museu do Futebol e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre março de 2014 e fevereiro de 2015. O projeto visa, a partir dos depoimentos cedidos, a publicação de um livro e a edição de um filme documentário sobre o tema.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; FLORENZANO, José Paulo (Org.) . Territórios do torcer: depoimentos de lideranças das torcidas organizadas de futebol. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2019. v. 1. 391p .

Tipo de entrevista: História de vida
Bernardo Buarque de Hollanda

Viagens e visitas;
Violência;

Entrevista: 13.11.2014

Apresentações iniciais; a família de imigrantes italianos e a relação do pai com o São Paulo Futebol Clube e com a Torcida Uniformizada do São Paulo (Tusp); a criação da Torcida Tricolor Independente no período da ditadura militar; a infância, formação escolar e formação acadêmica; a conciliação entre trabalho e torcida; a relação com a Torcida Tricolor Independente; o período da fundação da Independente; a torcedora símbolo do São Paulo, “Filhinha”; o processo de separação da Tusp; o papel das torcidas organizadas; o início da estruturação da Independente; os jogos marcantes dos anos 1970; a Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo (ATOESP); a violência e a repressão policial nos estádios; as sub-sedes dos São Paulo; a Independente nos anos 1980; o episódio da briga entre São Paulo e Sport Club Corinthians Paulista no Estádio Nicolau Alayon, do Nacional Atlético Clube (SP) no começo dos anos 1990; a relação da Independente com outras torcidas; opiniões sobre a torcida única e sobre a segurança nos estádios; a questão do racismo, homofobia, hooligans; Hinchadas, movimentos separatistas e movimentos ultra nas torcidas; a experiência no Mundial de Tóquio; os ídolos da torcida e a relação com os jogadores; o bandeirão de Rogério Ceni; o perfil de torcedor da Independente; as disputas internas pelo poder na Independente; análise e opiniões sobre a imprensa; a Confederação Nacional das Torcidas Organizadas (Conatorg) e a atuação voluntária em mediação de conflitos de torcidas do estado; a aproximação do Ministério do Esporte; a construção das alianças da Independente com outras torcidas; a atuação como diretor do Carnaval da Escola de Samba Independente; a relação com o carnaval; o processo de elitização do futebol; opiniões sobre atuação política da torcida e as candidaturas da Independente; agradecimentos finais.