Edson Lopes Cardoso

Edson Lopes Cardoso

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado se justificou por sua importante participação em alguns momentos cruciais na história recente do movimento negro brasileiro como, por exemplo, na Marcha Zumbi dos Palmares pela Cidadania e pela Vida, da qual foi propositor e coordenador.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 28/4/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Edson Lopes Cardoso
Nascimento: 10/10/1949; Salvador; BA; Brasil;

Formação: Graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UNB).
Atividade: Professor. Foi propositor e coordenador da Marcha Zumbi dos Palmares pela cidadania e pela vida, realizada pelo Movimento Negro no tricentenário da morte do Zumbi, em 20 de novembro de 1995. Participou também de maneira efetiva no processo de preparação da delegação brasileira para a III Conferência Mundial contra o racismo e, como assessor parlamentar do Deputado Bem-Hur Ferreira no resgate e tramitação do Projeto de Lei que resultou na assinatura, pelo Presidente Lula, da Lei 10.639 em 9 de janeiro de 2003.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;