Eduardo Garuti Noronha

Eduardo Garuti Noronha

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 11/5/2016
São Carlos ; SP ; Brasil

Nome completo: Eduardo Garuti Noronha
Formação: Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo - USP (1982); mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1992); doutorado em Ciência Política pela USP (1998); pós-doutorado pela London School of Economics and Political Science (2003).
Atividade: Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (1985-1993); pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (2009-atual); pesquisador, professor e diretor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (1992-atual).

Transcrição: Silvia Oliveira Cardoso;

Previdência social;
Universidade de São Paulo;

Entrevista: 11.05.2016
Origens familiares; escolha pelo curso de ciências sociais na graduação; a escolha pela Universidade de São Paulo (USP); o apoio dos pais ao longo da vida acadêmica; a graduação na USP: a experiência durante o curso de ciências sociais e a primeira aula; a formação do grupo Vento Novo; aprendizagem e experiências com professores da USP; o mestrado na Universidade de Campinas (Unicamp) e a relação com o Núcleo de Estudo de Políticas Públicas (NEPP); debates dentro do movimento estudantil e as greves de 1978; mestrado em ciência política na UNICAMP ; a criação do NEPP por Vilmar Faria e Maria Hermínia; a contribuição no NEPP; a escolha dos temas e o doutorado sanduíche; o tema da tese de mestrado; comparação de como se formou o sistema previdenciário no Brasil e na Argentina; criação de um banco de dados sobre greves junto com Maria Hermínia; doutorado sanduiche em Londres; a experiência como docente; a saída do NEPP; a experiência no departamento de ciências sociais da Unicamp; a separação dos cursos de ciências sociais do doutorado; passagem pelo Lidesp; interesses atuais de pesquisa; discussão sobre a crise da democracia; a recriação da Associação Brasileira de Ciências Políticas (ABCP).