Gilberto Roque Nunes Leal

Entrevista

Gilberto Roque Nunes Leal

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado se justificou por sua militância no movimento negro, participando, entre outros, da fundação do Núcleo Cultural Afro-Brasileiro e do Malê Cultura e Arte no início da década de 1970. A entrevista foi realizada no prédio da Faculdade de Educação da Universidade Estadual da Bahia, Uneb, durante o IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, realizado entre 13 e 16 de setembro, em Salvador, Bahia.
Forma de Consulta:
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Entrevistador(es):
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 16/9/2006
Local(ais):
Salvador ; BA ; Brasil

Duração: 1h47min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Gilberto Roque Nunes Leal
Nascimento: 15/8/1945; Ilha de Itaparica; BA; Brasil;

Formação: Graduado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Atividade: Geólogo. Militante do Movimento Negro desde a década de 1970. Participou da fundação do Núcleo Cultural Afro brasileiro e do Malê Cultural e arte, ambos na década de 1970; foi um dos redatores da carta de apoio ao ato público realizada nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em 1978 (que resultou na criação do Movimento Negro Unificado, MNU); participou da Institucionalização do MNU, vindo a romper com o mesmo no final de 1979; participou na comissão de organização do I Encontro Nacional de Entidades Negras (ENEN), em São Paulo e da construção da Coordenação Nacional de Entidades Negras, CONEN, ambos em 1991; foi fundador em 1987 e até hoje é dirigente da Níger Okan, entidade filiada à CONEN.

Equipe

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;

Transcrição: Giovana Xavier da Conceição Cortês;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Temas

Movimento negro;
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados