Hugo Borghi

Entrevista

Hugo Borghi

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde a sua criação em 1975. Trechos da entrevista foram publicados no livro GETÚLIO: uma história oral. / Valentina da Rocha Lima (Coordenação) ; Dora Rocha...[et al]. Rio de Janeiro: Record, 1986. 321. il. A escolha do entrevistado se justificou por sua trajetória política.
Forma de Consulta:
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: História de vida
Entrevistador(es):
Lucia Hippolito
Data: 3/6/1977
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 2h40min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Hugo Borghi
Nascimento: 29/10/1910; Campinas; SP; Brasil;

Falecimento: 26/12/2002; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Economia Política no Instituto Paolo Sarpi em Veneza.
Atividade: Comerciante; industrial; agricultor; aviador de guerra durante a Revolução Constitucionalista (1932); Deputado Constituinte (1946); secretário estadual de agricultura de São Paulo (1948), Deputado Federal representando o Estado de São Paulo (1946-1948,1950-1951 e 1959-1967).

Equipe

Levantamento de dados: Lucia Hippolito;Israel Beloch;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Lucia Hippolito;Israel Beloch;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;

Copidesque: Carlos Alberto Lopes;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Lucia Hippolito;

Temas

Estado Novo (1937-1945);
Eurico Gaspar Dutra;
Getúlio Vargas;
Hugo Borghi;
Indústria;
Otávio Mangabeira;
Partido Trabalhista Brasileiro - PTB;
Política econômica;
Produtos agrícolas;
Queremismo (1945);
Revolução Constitucionalista (1932);
São Paulo;

Sumário

Entrevista: origem familiar; infância em Campinas; primeiros estudos; viagem à Europa; graduação em economia; atividades econômicas da família; formação religiosa; transferência dos avós da Itália para o Brasil; imigração italiana na região de Campinas; volta ao Brasil; início da vida profissional; escriturário e contador na Companhia Gessy; mudança para São Paulo (1932); inspetor da Goodrich Rubber Company; participação na Revolução de 32; fuga para o Paraguai; participação na guerra entre o Paraguai e a Bolívia; volta para São Paulo; a indústria paulista e a fabricação de armamento para a Revolução de 32; Dê ouro para São Paulo; a população paulista na revolução; causas da derrota de São Paulo; a defecção de Flores da Cunha; governo de Armando de Sales Oliveira; atividades econômicas durante o Estado Novo; diretor da Companhia Brasileira de Óleos; produção de algodão em São Paulo; comparação entre as culturas de café e algodão; crise do café; sócio de uma fábrica de tecidos; influência da Segunda Guerra nos negócios do algodão; encontro com Souza Costa e os produtores de algodão; decreto de financiamento à lavoura algodoeira; alta dos preços do algodão; o movimento queremista; a política econômica de Vargas; primeiro encontro com Getúlio Vargas; abrigado na Polícia por João Alberto; início do apoio à candidatura Dutra; encontro com o general Dutra; comunistas e queremistas; fundação do PTB; Constituinte com Getúlio; o marmiteiro; encontro com Getúlio em Santos Reis; Getúlio e Dutra; candidato a deputado; vitória de Dutra; Constituinte em 46; o escândalo do algodão; debate com Otávio Mangabeira; acordo entre Dutra e a UDN; o PTB/SP; novo encontro com Getúlio; comícios do PTB no interior de São Paulo; criação de uma doutrina trabalhista; a política econômica dos governos pós-64.........................................................................................1 a 74
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados