Jairo Cesar Marconi Nicolau

Jairo Cesar Marconi Nicolau

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Sérgio Rodrigo Marchiori Praça
Data: 30/8/2018

Nome completo: Jairo Cesar Marconi Nicolau
Formação: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense; possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991 e 1995); pós-doutorado em Oxford (2006) e King's Brazil Institute, KBI (2018).
Atividade: Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2011; atuou como professor também no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (2011) e Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1995-2010); ainda no IUPERJ foi Diretor Executivo (2009-2010), Coordenador do Mestrado e Doutorado (2006-2009), Diretor de Publicações (2001-2003) e Coordenador de Área (1997-1999); professor na Universidade da Cidade (1991-1993) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (1986-1990).

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Universidade Federal Fluminense;

Entrevista: 30.08.2018

Origens familiares em Friburgo. Posicionamento político do pai, trabalho de militante durante a época da escola e filiação ao PT em 81.Interesse em Ciências Sociais, vinda para o Rio para estudar, o curso de Ciências Sociais na UFF. Estágio no IBASE e temas pesquisados. Mestrado na IUPERJ, orientação por Olavo Brasil, pesquisa de sistemas políticos e professores da pós-graduação. Comparação entre o mestrado naquela época e atualmente. Primeiros empregos e casamento. Tema de pesquisa no Doutorado. Participação na ANPOCS. Afastamento da militância política do PT. Professor convidado na IUPERJ antes de completar o Mestrado e carreira na instituição. Coordenação do programa IUPERJ/CEFOR-Câmara dos Deputados. Crise da IUPERJ e relação com a UCAM. Transição da IUPERJ para o IESP na UERJ. Reação dos docentes da UERJ com a transição da IUPERJ. Concurso para a UFRJ e entrada no Instituto de Ciências Políticas do IFCS. Mídias Sociais e jornalismo. Análise crítica ao posicionamento das Ciências Sociais frente à política nacional.