João Roma

João Roma

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde a sua criação em 1975. Trechos da entrevista foram publicados no livro GETÚLIO: uma história oral. / Valentina da Rocha Lima (Coordenação) ; Dora Rocha...[et al]. Rio de Janeiro: Record, 1986. 321. il. A escolha do entrevistado se justificou por sua trajetória política.
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: História de vida
Célia Maria Leite Costa
Eduardo Raposo
Dulce Chaves Pandolfi
Data: 19/5/1976 a 11/2/1980
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: João Ignacio Ribeiro Roma
Nascimento: 12/3/1912; Olinda; PE; Brasil;

Falecimento: 2/7/1991; Recife; PE; Brasil;

Formação: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife (1936).
Atividade: Delegado de política em Pernambuco (1937-1945). Participou da Fundação do Partido Social Democrático (PSD) em 1945. Secretário de Segurança Pública de Pernambuco (1948-1950) e Deputado Federal representando esse Estado (1951-1955, 1961-1962 e 1967-1971). Apoiou o Golpe de 1964 e ocupou até 1966 a secretaria do Interior e Justiça de seu Estado.

Levantamento de dados: Célia Maria Leite Costa;Eduardo Raposo;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Célia Maria Leite Costa;Eduardo Raposo;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Reinaldo Roels Júnior;

Copidesque: Elisabete Xavier de Araújo;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Reinaldo Roels Júnior;

Agamenon Magalhães;
Carlos de Lima Cavalcanti;
Estado Novo (1937-1945);
Imprensa;
Integralismo;
João Roma;
Pernambuco;
Política estadual;
Redemocratização;
Revolução de 1930;

Sumário

1ª entrevista: Articulação da Revolução de 1930 em Pernambuco; o DIÁRIO DA MANHÃ; a trajetória dos revolucionários até a Bahia e de lá ao Rio de Janeiro; os estudantes pernambucanos e a revolução; a amizade com Juracy Magalhães e Agildo Barata; o PRD e o PD; as eleições na República Velha; o governo de Carlos de Lima Cavalcanti; a reforma da magistratura; as repercussões da Revolução de 1932 em Pernambuco; as crises do governo de Carlos de Lima; a participação do Nordeste na política econômica nacional; a oposição a Carlos de Lima; as juntas apuradoras da Revolução de 1930; o movimento do 21º BC, em 1931; o trabalho na Casa de Detenção.

2ª Entrevista: A Casa de Detenção; as prisões após o levante de 1931; as eleições para a Constituinte de 1934; as facções políticas; a oposição a Carlos de Lima; o grupo do ABC; o integralismo em Pernambuco; a distribuição partidária da bancada de Pernambuco; o rompimento entre João Alberto e Carlos de Lima; os grupos de esquerda; A ANL em Pernambuco; o envolvimento de auxiliares de Carlos de Lima com o movimento de 1935; as dificuldades de Carlos de Lima com o governo federal; a candidatura José Américo; o golpe de 1937; as bases sociais do governo de Agamenon Magalhães; os coronéis; a imprensa durante o Estado Novo; a redemocratização; nomeações para cargos estaduais e federais; o Estado Novo.