José Guilherme Cantor Magnani

José Guilherme Cantor Magnani

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 9/10/2017
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: José Guilherme Cantor Magnani
Formação: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1966 – 1969; mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE) em 1970-1972, doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP) em 1978-1982.
Atividade: Professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, Pesquisador nivel 1-B (CNPQ).

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Serviço Social do Comércio;
Universidade Estadual de Campinas;

Sumário

Origens familiares no Paraná; ingresso na graduação; estudos nos Estados Unidos; graduação em Ciências Sociais e interesse por Antropologia; militância estudantil e exílio no Chile; pesquisas no Mestrado sobre campesinato; golpe militar e repressão no Chile; pesquisas em semiótica na Argentina; golpe militar na Argentina e retorno ao Brasil; contato com a família no exílio; estudos no Doutorado; pesquisas com candomblé; estudos em Antropologia urbana e discussões sobre a área de estudos; pesquisas em periferias; opção pela Antropologia e pesquisas sobre cultura popular; pesquisas sobre trabalhadores; estudos sobre mediunidade; trabalho como editorialista na Folha de S.Paulo; docência na Unicamp; trabalho na defesa do patrimônio; primeiros anos de docência; compartilhamento das pesquisas na academia; atualidade do termo Antropologia urbana; projeto Expedição Urbana; orientações de pesquisas na pós-graduação; pesquisas etnográficas no Amazonas; etnografia compartilhada no SESC; obras literárias marcantes; pesquisas com deficientes auditivos.