Josefa Salete Barbosa Cavalcanti

Josefa Salete Barbosa Cavalcanti

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Dirceu Salviano Marques Marroquim
Data: 5/7/2018
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: Josefa Salete Barbosa Cavalcanti
Formação: Bacharelado em ciências sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1967 – 1971); mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971 – 1975); doutorado em Sociologia pela University of Manchester, Inglaterra (1979 – 1982); pós-Doutorado pela University of Wisconsin, Estados Unidos (1987 – 1988) e pela Cardiff University, Grã-Bretanha (1998 – 1999).
Atividade: Professora visitante da University of Wisconsin (EUA, 1988), Universidad Nacional Del Comahue (Argentina, desde 1992), Freie Universität Berlin (Alemanha, 1995), CARDIFF UNIVERSITY - School of Social Sciences (Inglaterra, 1998-1999), Universidade de Hamburgo (Alemanha, 2006), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina, desde 2006), University of Southampton (Inglaterra, 2008), Sam Houston State University (EUA, 2009), Université de Toulouse II (França, desde 2015) e Universidad Aix Marseille (França, 2018); secretária Geral e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia (2005-2007); coordenadora e membro do comitê assessor do CNPq (2011-2014); membro do conselho academico do Centro de Estudios e Investigaciones Laborales, Argentina (2015-2016); membro do comitê Executivo do RC40 da International Sociology Association, ISA (2010-2018); professora da Universidade Federal da Paraíba (1973-1991) e Universidade Federal de Pernambuco (desde 1992).

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Universidade Federal da Paraíba;
Universidade Federal de Pernambuco;

Entrevista: 05 de julho de 2018

Origens Familiares, referências da infância e mudança para Campina Grande. Ingresso no curso superior, interesse pelas Ciências Sociais e primeiros contatos com a docência. Experiência de cursar Ciências Sociais no contexto de repressão da década de 60. Visão dos pais sobre sua formação profissional. Processo de ingresso no Museu Nacional para estudar Antropologia, passagem pela UnB e curso na UFPE. Começo dos estudos no Museu, a saída do nordeste ao Rio de Janeiro e aulas durante esse período. Orientação por Roberto DaMatta, divisão do curso no Museu e temática do seu mestrado. Trajetória como professora de universidade, criadora do curso de pós-graduação na UFPB e o processo de seleção do doutorado em Manchester. Reunião da ABA em 78. Experiência do doutorado na Inglaterra e orientação por Peter Osley. Campo de estudos da sociologia rural na época do seu doutorado e atualmente. Volta da Inglaterra e pós-doutorado em sociologia rural nos EUA Experiência de ser chefe de departamento da universidade muito nova e processo de formação de professores. Aposentadoria e mudança para a UFPE. Curso de sociologia do turismo. Experiência na comissão de avaliação da CAPES. Leitura mais relevante e gratificação sobre sua trajetória.