Luiz Carlos Oliveira

Luiz Carlos Oliveira

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado se justificou por sua militância no movimento negro, desde a década de 1980, tendo, entre outras coisas, fundado o Centro de Estudos da Cultura Negra do Espírito Santo (Cecun), na mesma década. A entrevista foi realizada no prédio da Faculdade de Educação da Universidade Estadual da Bahia, Uneb, durante o IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, realizado entre 13 e 16 de setembro, em Salvador, Bahia.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 15/9/2006
Salvador ; BA ; Brasil

Nome completo: Luiz Carlos Oliveira
Nascimento: 10/7/1944; Vitória; ES; Brasil;

Formação: Graduado em Administração; curso técnico em Eletrotécnica.
Atividade: Administrador; militante do Movimento Negro desde o início da década de 1980; como eletrotécnico e sindicalista, teve importante atuação para a conquista da regulamentação de sua profissão em nível nacional; fundador do Cecun, Centro de Estudos da Cultura Negra do Espírito Santo, na década de 1980; atualmente é coordenador da rede de educação étnico-racial, REER/ES, do fórum de entidades negras do espírito santo e do Cecun.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;