Luiz Silva (Cuti)

Luiz Silva (Cuti)

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado se justificou por se constituir como uma grande referência na área da "literatura negra". Entre outras coisas, o entrevistado realizou, no início da década de 1980, uma série de entrevistas com José Correia Leite, fundador da Frente Negra Brasileira em 1931 e um dos grandes nomes da imprensa negra paulista do início do século XX. Essas entrevistas, oriundas de sua preocupação com a preservação da memória do movimento negro brasileiro (a mesma que a nossa ao realizar este projeto), resultaram no livro ...E disse o velho militante José Correia Leite, que é referência obrigatória para pesquisadores que trabalham com a construção do movimento negro no Brasil. A entrevista foi realizada no prédio da Faculdade de Educação da Universidade Estadual da Bahia, Uneb, durante o IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, realizado entre 13 e 16 de setembro, em Salvador, Bahia.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Verena Alberti
Amilcar Araujo Pereira
Data: 14/9/2006
Salvador ; BA ; Brasil

Nome completo: Luiz Silva
Nascimento: 31/10/1951; Ourinhos; SP; Brasil;

Formação: Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); mestre em Teoria da Literatura; graduado em Letras (Português-Francês) pela Universidade de São Paulo (USP).
Atividade: Militante do Movimento Negro desde a década de 1970; poeta ensaísta e escritor; é uma das principais lideranças atuantes na chamada "imprensa negra", na década de 1970; participou da fundação do Jornegro (jornal publicado a partir de 1978), dos cadernos negros (publicação de contos e poesias, criado em 1979); foi um dos fundadores do quilombhoje-literatura, grupo paulistano de escritores, surgido em 1980 e dedicado a discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura; atualmente é chefe de redação do tribunal de contas do município de São Paulo.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Amilcar Araujo Pereira;