Maria Luzia Miranda Álvares

Maria Luzia Miranda Álvares

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Vídeo, com consulta no portal

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro
Data: 5/5/2021
Belém ; PA ; Brasil

Nome completo: Maria Luzia Miranda Álvares
Formação:
Atividade:

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Gabriel Cardoso;

Ciência política;
Ciências Sociais;
Cinema;
Feminismo;
Golpe de 1964;
Pará;
Pedagogia;
Política;
Tocantins;

Sumário

A origem familiar em Tocantins; a descendência Igarapé-Miri; a trajetória escolar; a mudança para Belém; a ida para o Instituto Pedagógico; o relacionamento com Pedro Veriano; o casamento; os filhos; as influências políticas; o trabalho doméstico; o golpe de 1964; o interesse por Cinema; a criação do Cine Bandeirante por Pedro Veriano; a opção por Ciências Sociais; o vestibular; a conciliação do trabalho doméstico e os estudos; o curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais; a ênfase em Ciência Política; a formação como professora; a atuação como professora na Universidade do Pará; o estudo sobre mulheres na política; a influência por Simone de Beauvoir; as leituras de formação; a análise de uma sociedade marcada pelo preconceito contra as mulheres; o diálogo entre a atuação acadêmica e atuação ativista; o estudo sobre as mulheres das ligas femininas partidárias no mestrado; a aposentadora na Universidade Federal do Pará; a atuação como orientadora acadêmica; a relação política familiar; a adaptação na pandemia; a ansiedade em tempos de isolamento; o livro marcante da sua trajetória.