Oliveira Ferreira da Silveira

Oliveira Ferreira da Silveira

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha do entrevistado se justificou por ser uma das principais referências do movimento negro no Sul do país e, entre outras coisas, por ser, à época da entrevista, conselheiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da presidência da república (Seppir).
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Amilcar Araujo Pereira
Data: 1/12/2006
Porto Alegre ; RS ; Brasil

Nome completo: Oliveira Ferreira da Silveira
Nascimento: 16/8/1941; Rosário do Sul ; RS; Brasil;

Falecimento: 1/1/2009; Porto Alegre; RS; Brasil;

Formação: Faculdade de Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atividade: Militante do Movimento Negro desde a década de 70; fundador do grupo palmares; fundador do grupo razão negra; fundador da revista Tição; fundador da Associação Negra de Cultura; conselheiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Amilcar Araujo Pereira;