Osias Nacre Gomes I

Osias Nacre Gomes I

Entrevista realizada no contexto do projeto "História política da Paraíba: constituição de acervo", desenvolvido em convênio com a Universidade Federal da Paraíba, entre maio de 1978 e agosto de 1980. O projeto previu um intercâmbio das entrevistas produzidas por cada uma das instituições. Esta entrevista foi realizada pela equipe da UFPB e incorporada ao acervo do CPDOC. A escolha do entrevistado se justificou por ser o primeiro ocupante da cadeira nº 5 da Academia Paraibana de Letras.
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: História de vida
Maria Antônia Alonso Andrade
Humberto Cavalcanti de Mello
Data: 7/10/1979
João Pessoa ; PB ; Brasil

Nome completo: Osias Nacre Gomes
Nascimento: 7/3/1903; João Pessoa; PB; Brasil;

Falecimento: 20/6/1994; João Pessoa; PB; Brasil;

Formação: Faculdade de Direito de Recife.
Atividade: Revolução de 1930. Primeiro ocupante da cadeira nº 5 da Academia Paraibana de Letras.

Copidesque: Terezinha de Jesus Ramalho Pordeus;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Elites políticas;
Imprensa;
João Pessoa;
Osias Nacre Gomes;
Paraíba;
Partidos políticos;
Política estadual;
Revolução de 1930;

Sumário

Origens familiares; estudos; ingresso no jornalismo; imprensa e literatura na Paraíba na década de 1920; o jornal "A União" no governo de João Pessoa; Celso Mariz e Nelson Lustosa Cabral; "O Liberal"; política paraibana na década de 1920; a publicação das cartas de João Dantas em "A União"; pensamento político de João Pessoa; atuação política de João Pessoa; ingresso na Aliança Liberal; conspirações pré-revolucionárias; atuação de Álvaro de Carvalho; conseqüências políticas da Revolução de 30; as interventorias de Antenor Navarro e Gratuliano de Brito; oposição contra as interventorias; pacificação política de 1934; Liga Pró-Estado Leigo; partidos políticos paraibanos na década de 1930; governo de Argemiro Figueiredo; oposição a Argemiro; atuação de Epitacinho; interventoria de Rui Carneiro; Conselho Administrativo do Estado: funções, partidos políticos depois de 1945; interventorias de Odon Bezerra e José Gomes da Silva; campanha governamental de 1947; cisão da UDN, governo de José Américo; a pacificação de 1955; O Tribunal de Justiça.