Ovídio de Abreu

Ovídio de Abreu

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde a sua criação em 1975. Trechos da entrevista foram publicados no livro GETÚLIO: uma história oral. / Valentina da Rocha Lima (Coordenação) ; Dora Rocha...[et al]. Rio de Janeiro: Record, 1986. 321. il. A escolha do entrevistados e justificou por ter sido presidente do Departamento Nacional do Café (1944-1946), do Banco do Brasil (1949-1950) e deputado federal por Minas Gerais (1951-1967).
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: GETÚLIO: uma história oral. / Valentina da Rocha Lima (Coordenação) ; Dora Rocha...[et al]. Rio de Janeiro: Record, 1986. 321. il.

Tipo de entrevista: História de vida
Rosa Maria Barbosa de Araújo
Data: 10/2/1977 a 18/3/1977
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Ovídio Xavier de Abreu
Nascimento: 28/9/1898; Pará de Minas; MG; Brasil;

Falecimento: 13/12/1990; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Técnico em Economia e Finanças; Faculdade Nacional de Direito (RJ).
Atividade: Presidente do Departamento Nacional do Café - DNC (1944-46); presidente do Banco do Brasil (1949-50); deputado federal MG (1951-67).

Levantamento de dados: Maria Luísa D'Amorim Heilborn;Rosa Maria Barbosa de Araújo;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Luísa D'Amorim Heilborn;Rosa Maria Barbosa de Araújo;

Transcrição:  ;

Revolução Constitucionalista (1932);
Revolução de 1930;

1ª Entrevista: 10.02.1977
Fitas 1 e 2: Origem familiar; formação escolar; trabalho no Rio de Janeiro; relacionamento com Benedito Valadares; ingresso no Banco do Brasil; gerente do Banco do Brasil em Goiás; a Revolução de 1930; sucessão no governo mineiro em 1930 e a cisão do PRM: a Aliança Liberal e a concentração conservadora; o governo de Olegário Maciel; tentativa de golpe contra o governo Olegário Maciel; a Revolução Constitucionalista de 1932; aproximação entre Benedito Valadares e Getúlio Vargas; ligação entre Valadares e Olegário Maciel; candidatura de Benedito Valadares a deputado federal pelo Partido Progressista; a sucessão ao governo mineiro; ingresso na política; o secretariado de Benedito Valadares; secretário de Finanças; participação nas Conferências Cafeeiras; o Levante Comunista de 1935; o Golpe de 1937; nomeação para a Secretaria de Justiça; trabalho desenvolvido na Secretaria de Finanças; governador interino em 1934; participação na campanha eleitoral do general Dutra em Minas Gerais; retorno ao Departamento Nacional do Café no governo Dutra; extinção do DNC; nomeado diretor da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil; nomeado ministro interino da Fazenda no governo Dutra; criação do PSD; eleito deputado federal em 1950; indicação à presidência da República em 1950; programa e eleitorado do PSD; o governo Vargas; o PSD e o governo Juscelino Kubitschek; ingresso na Faculdade de Direito; o episódio da renúncia de Carlos Luz.

2ª Entrevista: 14.02.1977
Fitas 3 e 4: Transformações administrativas após a Revolução de 1930; os problemas das dívidas da Revolução; a estrutura econômica de Minas Gerais; trabalho desenvolvido na Secretaria de Finanças; nomeação de Benedito Valadares para a interventoria; a oposição no governo Valadares; ingresso de Juscelino Kubitschek na política; ascensão política de JK e o desprestígio de Benedito Valadares; a penetração do integralismo em Minas; relacionamento na área política através das Conferências de Café; as Conferências Cafeeiras e a superprodução de café; o movimento de redemocratização: Manifesto dos Mineiros; criação do PSD; lançamento das candidaturas à presidência da República em 1950; a questão da posse de Juscelino Kubitschek em 1955; secretário de Finanças no governo Israel Pinheiro; candidatura de Sebastião Pais de Almeida ao governo do estado pelo PSD; dificuldades criadas pelo governo federal ao governo de Israel Pinheiro; afastamento da política; comentários sobre o papel político de Minas Gerais; surgimento e atuação do tecnocrata; a Revolução de 1964; o trabalho desenvolvido numa campanha eleitoral; comentário a respeito da carreira política.

3ª Entrevista:10.03.1977
Fitas 5 e 6-A: Campanha do marechal Lott; aliança PSD / PTB; fracasso da campanha Lott; o governo Israel Pinheiro; organização de campanhas eleitorais; vida familiar; criação do PSD.