Paulo Egydio Martins

Paulo Egydio Martins

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A realização da entrevista e sua transformação em livro foram patrocinadas pelo Banco Itaú S.A. Foi publicada no livro Paulo Egydio conta: depoimento ao CPDOC-FGV. Verena Alberti, Ignez Cordeiro de Farias e Dora Rocha (orgs.). São Paulo, Imprensa Oficial, 2007. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação como ministro da Indústria e Comércio no governo Castello Branco e governador de São Paulo (1975-1979).
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MARTINS, Paulo Egydio. Paulo Egydio conta: depoimento ao CPDOC/FGV /Organização Verena Alberti, Ignez Cordeiro de Farias, Dora Rocha. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2007. 584p.

Tipo de entrevista: História de vida
Verena Alberti
Ignez Cordeiro de Farias
Data: 17/2/2006 a 7/4/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Paulo Egydio Martins
Nascimento: 2/5/1928; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Brasil (Atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), em 1951.
Atividade: Superintendente do Departamento de Engenharia da Byngton & Companhia (1953-1962); presidente da Companhia Mineira de Alumínio S.A. (Alcominas, que depois se transformou na Alcoa do Brasil S.A.), 1962-1966; assumiu o Ministério da Indústria e do Comércio (MIC) no governo do presidente Humberto Castelo Branco (1964-1967); superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap); foi indicado pelo Presidente da República, Ernesto Geisel, para o governo do estado de São Paulo; diretor e presidente de Rio Te Empreendimentos Ltda.; diretor presidente da Itaucorp S.A. (holding do Grupo Itaú).

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Verena Alberti;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Daniele Cavaliere Brando; Marco Dreer Buarque;

Abertura política;
Acordos e tratados comerciais;