Raimunda Nilma de Melo Bentes

Raimunda Nilma de Melo Bentes

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha da entrevista se justificou por se tratar de uma das principais referências de movimento negro na região do Norte do país e por sua forte atuação desde a década de 1980, principalmente na articulação entre militantes do Norte e Nordeste do Brasil.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Amilcar Araujo Pereira
Data: 28/8/2006
Belém ; PA ; Brasil

Nome completo: Raimunda Nilma de Melo Bentes
Nascimento: 28/1/1948; Belém; PA; Brasil;

Formação: Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, em 1971.
Atividade: Fundadora do Cedenpa, centro de estudos e defesa do negro do Pará. É uma das principais referências do Movimento Negro na região Norte do país. Como agrônoma, fez parte do quadro técnico do Banco da Amazônia durante 26 anos, onde fazia análise de projetos rurais.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Amilcar Araujo Pereira;