Renato Remondini Rodrigues (Tomate)

Renato Remondini Rodrigues (Tomate)

Entrevista realizada no contexto do projeto “Territórios do Torcer - uma análise quantitativa e qualitativa das associações de torcedores de futebol na cidade de São Paulo” desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o Museu do Futebol e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre março de 2014 e fevereiro de 2015. O projeto visa, a partir dos depoimentos cedidos, a publicação de um livro e a edição de um filme documentário sobre o tema.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; FLORENZANO, José Paulo (Org.) . Territórios do torcer: depoimentos de lideranças das torcidas organizadas de futebol. 1. ed. São Paulo: EDUC, 2019. v. 1. 391p .

Tipo de entrevista: História de vida
Bernardo Buarque de Hollanda
Ademir Takara
Data: 15/10/2014
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Renato Remondini Rodrigues
Nascimento: 28/4/1974; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Graduação em Administração.
Atividade: Presidente da escola de samba Dragões da Real

Viagens e visitas;
Violência;

Entrevista: 15.10.2014

Apresentações iniciais; nascimento em São Paulo; origens e relações familiares; formação escolar; o início da relação com o futebol e com o São Paulo Futebol Clube; as primeiras viagens para fora de São Paulo; o contato com a Torcida Uniformizada do São Paulo (TUSP), Hélio Silva e outras torcidas e torcedores do São Paulo; o perfil das torcidas do São Paulo; o ingresso no Grêmio Recreativo Torcida Organizada Dragões da Real e a opinião da mãe e da avó; a dinâmica da Dragões em dia de jogo; o surgimento das sub-sedes; a relação do entrevistado com o clube; o estatuto da torcida; a ida aos treinos do São Paulo e a relação com os jogadores; os destaques Telê Santana e Carlos Alberto; as viagens com a torcida e a ida ao Japão; os principais dirigentes do São Paulo; a relação entre torcida e clube; a eclosão da violência das torcidas e o estigma deixado após o episódio da batalha campal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) em 1995; a morte de Nilton César de Jesus em Brasília; a fundação da escola de samba da Dragões em 2000; a parceria com a Unidos do Peruche; a participação maior nos desfiles e o afastamento dos jogos; opiniões sobre a criação da divisão de “Escolas Desportivas”; a ausência de violência entre as escolas de samba; o perfil de público da escola de samba da Dragões; o contato com as Escolas de Samba do Rio de Janeiro; a relação com a Escola de Samba da Torcida Tricolor Independente; agradecimentos finais; a preservação da memória da torcida.