Romero Cabral da Costa

Romero Cabral da Costa

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido ministro da Agricultura, no governo Jânio Quadros, de 31 de janeiro a 25 de agosto de 1961.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: História de vida
Eduardo Raposo
Dulce Chaves Pandolfi
Data: 23/10/1979
Recife ; PE ; Brasil

Nome completo: Romero Cabral da Costa
Nascimento: 11/8/1911; Recife; PE; Brasil;

Falecimento: 28/12/1998; Recife; PE; Brasil;

Formação: Faculdade de Direito de Recife (1933).
Atividade: Advogado; Empresário Agroindustrial; ministro da Agricultura (1961).

Levantamento de dados: Eduardo Raposo;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Eduardo Raposo;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Nara Azevedo de Brito;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Nara Azevedo de Brito;

Agricultura;
Governo Jânio Quadros (1961);
Jânio Quadros;
Ministério da Agricultura;
Reforma agrária;

Sumário

Fitas 1, 2 e 3-A: Origem familiar; atividade profissional do pai; formação escolar e profissional; os professores e colegas da Faculdade de Direito; início da atividade profissional; atividade empresarial; indicação para o Ministério da Agricultura no governo Jânio Quadros; comentários sobre os problemas agropecuários brasileiros; a escolha dos auxiliares no Ministério; o plano de trabalho e os problemas encontrados; a questão da reforma agrária; o problema das tensões no campo; a renúncia e o perfil do presidente Jânio Quadros.