Rubens Fortes

Rubens Fortes

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por sua participação nos movimentos Tenentismo e Coluna Prestes.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: História de vida
Ignez Cordeiro de Farias
Data: 13/9/1983 a 15/9/1983
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Rubens Fortes
Nascimento: 24/1/1903; Alegrete; RS; Brasil;

Formação: Curso de Sargento.
Atividade: Praça no segundo grupo de Artilharia à Cavalo em Alegrete; comandante de um pelotão da Coluna Prestes.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Ignez Cordeiro de Farias;

Borges de Medeiros;
Coluna Prestes (1925-1927);
Espiritismo;
Exército;
Getúlio Vargas;
João Alberto Lins de Barros;
Luís Carlos Prestes;
Miguel Costa;
Pedro Ernesto;
Política estadual;
Revolta de 1924, RS;
Revolução Constitucionalista (1932);
Revolução de 1930;
Rio Grande do Sul;
Tenentismo;

1ª Entrevista: 13.09.1983
Fitas 1 e 2: Origem familiar; os pais e os irmãos; formação escolar e influência dos professores; o escritor Manuelito de Ornelas; escolha da carreira; as revoluções no Rio Grande do Sul; comandante de um pelotão e de uma seção de metralhadoras na Coluna Prestes; ferimentos nos combates da Ramada (RS) e de Xique - Xique (BA); ingresso no Exército como recruta; sargento em 1924; ataque à cidade de Alegrete (1924); combate de Guaçuboi; emigrando para a Argentina; formação da Coluna Prestes; a Coluna Prestes a caminho de Foz do Iguaçu; encontro com os revolucionários paulistas e a decisão de continuar a luta; Luís Carlos Prestes e os outros comandantes da Coluna Prestes; a Coluna "invicta"; a questão de armas e munições; roupa e alimentação; montaria para os revolucionários; a falta de remédios; tio Balduíno; comícios durante a marcha da Coluna; Juarez Távora: elemento de ligação entre os revoltosos paulistas e gaúchos; as "cartas falsas"; o levante de Copacabana; caldeamento das tropas paulistas e gaúchas; as vivandeiras; a luta na região de Clevelândia; a infância e a família no Rio Grande do Sul; formação religiosa e espiritismo; apoio dos maragatos e dos caudilhos ao movimento de 1924; companheiros e julgamentos durante a marcha da Coluna; os políticos e o movimento revolucionário; passagem por Canudos; conversas, diversões, leituras e brigas nos intervalos das lutas; população X revoltosos; o jornal O Libertador ; repentistas; lembranças marcantes da Coluna; reflexão sobre o movimento revolucionário; Piancó; jagunços; dificuldades devido às doenças e ao clima; emigrando para a Bolívia.

2ª Entrevista: 15.09.1983
Fitas 3 e 4: Bertoldo Klinger e a Coluna Prestes em Mato Grosso; na Bolívia; retorno ao Brasil e conspiração para a Revolução de 1930; Borges de Medeiros; Pedro Ernesto; Getúlio Vargas; apoio dos "tenentes" a Getúlio; encontro de Prestes e Vargas pouco antes da Revolução de 1930; João Alberto e Getúlio Vargas; volta ao Exército; Tasso Fragoso, Góis Monteiro; João Alberto e a Revolução de 1932; Dulcídio do Espírito Santo Cardoso em substituição a João Alberto na chefia de polícia (1932); reforma e trabalho no Instituto Nacional do Pinho; casamento; relembrando a Coluna Prestes; rivalidades entre Miguel Costa e Isidoro Dias Lopes; escolha de João Alberto para a interventoria em São Paulo; promoção de Miguel Costa a general do Exército; cassação e prisão de Miguel Costa e de Pedro Ernesto (1935); Getúlio Vargas; contatos com Monteiro Lobato; o espiritismo e o filho morto.