Severo Gomes

Severo Gomes

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e desempenho das elites políticas brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Setor de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por sua trajetória política.
Entrevista datilografada disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: História de vida
Maria Antonieta Parahyba Leopoldi
Data: 20/10/1978
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Severo Fagundes Gomes
Nascimento: 24/6/1924; São Paulo; SP; Brasil;

Falecimento: 9/10/1992; Angra dos Reis; RJ; Brasil;

Formação: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP.
Atividade: Ministro da Agricultura (1966-67); ministro da Indústria e Comércio (1974-77); senador SP (1983-87); constituinte (1987-88); senador SP (1987-91).

Levantamento de dados: Maria Antonieta Parahyba Leopoldi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Antonieta Parahyba Leopoldi;

Conferência da transcrição: Ignez Cordeiro de Farias;

Copidesque: Elisabete Xavier de Araújo;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Nara Azevedo de Brito;

Crédito agrícola;
Golpe de 1964;
Ministério da Indústria e do Comércio;
Política agrária;
Política industrial;
Reforma agrária;
Revolução de 1930;
Severo Gomes;

Sumário

Movimento estudantil na Faculdade de Direito; curso de Ciências Sociais; origem familiar; prisões; atuação no centro acadêmico; atividade profissional; a indústria têxtil; Revolução de 1930; Julius Frank e a Bucha; participação nas associações de classe; a agricultura brasileira; campanha contra a reforma agrária de Carvalho Pinto; pressão americana pela reforma agrária; conflitos de terras; legislação trabalhista rural e o bóia-fria; projeto de reforma agrária de Roberto Campos; o processo conspiratório de 1964; convite para o Banco do Brasil; no Ministério da Agricultura; sistema de crédito agrícola; na CREAI; retorno à atividade privada; no Ministério de Indústria e Comércio; o II PND e o Ministério de Indústria e Comércio; política industrial brasileira; empresas multinacionais versus nacionais; a burocracia e o empresariado; incorporação do povo à vida política e social do país.