Zélia Amador de Deus

Zélia Amador de Deus

Entrevista realizada no contexto do projeto "História do Movimento Negro no Brasil", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com o South-South Exchange Programme for Research on the History of Development (Sephis), sediado na Holanda, a partir de setembro de 2003. A pesquisa tem como objetivo a constituição de um acervo de entrevistas com os principais líderes do movimento negro brasileiro. Em 2004 passou a integrar o projeto "Direitos e cidadania", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. As entrevistas subsidiaram a elaboração do livro "Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC." Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007. A escolha da entrevistada se justificou por se tratar de uma das principais referências do movimento negro no Norte do país, por sua atuação importante na articulação do movimento negro em âmbito nacional e por ter, entre outras coisas, fundado o Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), maior organização do movimento negro no Norte do país.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Histórias do movimento negro no Brasil - depoimentos ao CPDOC. Verena Alberti e Amilcar Araujo Pereira (orgs.). Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

Tipo de entrevista: História de vida
Amilcar Araujo Pereira
Data: 29/8/2006
Belém ; PA ; Brasil

Nome completo: Zélia Amador de Deus
Nascimento: 24/10/1951; Ilha do Marajó; PA; Brasil;

Formação: Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal do Pará; mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Pará; graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará.
Atividade: Fundadora do Cedenpa, Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, no início da década de 1980; uma das principais referências do movimento negro na região norte do país; participou, entre outras coisas, do grupo de trabalho interministerial criado em 1995 pelo Governo Federal; foi uma das oradoras na delegação oficial do Brasil em Durban na III Conferência Mundial de Combate ao Racismo; é a propositora do sistema de cotas, recentemente implantado, na Universidade Federal do Pará, onde é professora.

Levantamento de dados: Amilcar Araujo Pereira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Amilcar Araujo Pereira;