Adroaldo Moura da Silva

Adroaldo Moura da Silva

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Oral da Comissão de Valores Mobiliários”, desenvolvido pela FGV Direito Rio, com o acompanhamento e em parceria com o CPDOC e financiamento da Presidência da FGV, entre junho de 2017 e outubro de 2018, com o objetivo de construir um acervo audiovisual de entrevistas sobre a fundação da instituição e seu funcionamento nos primeiros anos.
Entrevista em texto disponível para download.

Izabel Saenger Nuñez
Paulo Augusto Franco de Alcântara
Data: 1/12/2017
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Adroaldo Moura da Silva
Formação: Graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (USP); doutor (PhD) em Economia pela Universidade de Chicago (1972).
Atividade: Chairman no Banco ABC (Arab Banking Corporation) - Brasil S/A (1998-2005); Vice-Chairman no Banco ABC-ROMA (Roberto Marinho) S/A (1991-1998); Presidente / C.E.O. da Companhia Paulista de Ativos – CPA (1996-1998); Professor de Economia Faculdade de Economia e Administração (FEA) – Universidade de São Paulo (USP) (aposentado em 2002); Presidente e Chairman no Banco do Brasil S/A - Head da Divisão Internacional (1986-1988) Comissão de Valores Imobiliários – CVM (1985-1986); coordenador e presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) (1983-1984).

Levantamento de dados: Clara Leitão de Almeida;Yasmin Curzi;

United States Agency for International Development;
Universidade de São Paulo;

Entrevista: 1 de dezembro 2017

Trajetória; Origem familiar; Saída de Manaus; Origem familiar; Chegada em São Paulo; Entrada na faculdade e conhecendo a esposa; Relação com Delfim Netto; Pós-graduação, programa Ford-USAid e doutorado em Chicago; Relações na USP durante a faculdade; Influências intelectuais; Retorno para a USP, como professor; Trabalho no IPE; Crise dos anos 1980 e Delfim Netto; Consultoria para a Bolsa, relações com Unibanco e a CVM; Bulhões Pedreira, a Lei das SA e entrada na CVM; Crise com a Petrobras, indicação para a CVM e relação com Francisco Dornelles; Afastamento da vida acadêmica e entrada no mercado privado; Primeiras impressões na CVM e relações com o BACEN; Crise com a Petrobras; Importância da regulação para o mercado de capitais; Estruturação do “Conselhinho” e o Tribunal da CVM; Experiências marcantes na CVM; Tentativas de corrigir e fortalecer a estrutura da CVM; o caso da BM&F; Saída da CVM; A crise dos anos 1980; Passagem no Banco do Brasil; Decepção com a política econômica brasileira.