Alberto Dines I

Alberto Dines I

Esta entrevista é parte integrante de uma série de depoimentos realizados pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) entre 1977/1979 e doadas ao CPDOC em 15/08/1996. A escolha do entrevistado se justifica pela atuação nos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, tendo sido editor-chefe do Jornal do Brasil e criador do site Observatório de Imprensa.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Não há informação
Data: 1/12/1978
Não há informação ; - ; -

Nome completo: Alberto Dines
Nascimento: 19/2/1932; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Fundamental Completo. Não possui educação superior.
Atividade: Foi editor-chefe do Jornal do Brasil durante 12 anos e diretor da sucursal da Folha de São Paulo no Rio de Janeiro. Dirigiu o grupo abril em Portugal, onde lançou a revista Exame. Criou o site Observatório da Imprensa, o primeiro periódico de acompanhamento da mídia, que conta atualmente com versões no rádio e na TV. Escreveu mais de 15 livros pesquisador sênior do laboratório de estudos avançados em jornalismo da Unicamp, além de coordenar o Observatório da Imprensa on-line e pela televisão.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Adriana Mattos de Oliveira;

Ato Institucional, 5 (1968);
Censura;
História da imprensa;
Imprensa;
Imprensa alternativa;
Jornalismo;
Pontifícia Universidade Católica;
Regime militar;

Entrevista: 01/12/1978

Fita 1-A: comentários acerca dos antecedentes e da institucionalização do Ato Institucional Número 5 (AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968) e suas conseqüências sobre a imprensa carioca; lembranças a respeito da resistência empreendida pelo Jornal do Brasil à censura do Regime Militar; observações sobre a posição política do Jornal do Brasil e de toda a imprensa liberal na antevéspera do AI-5: respaldo ao Congresso; descrição da redação do Jornal do Brasil na primeira semana após a institucionalização do AI-5; comentários acerca do discurso contra a censura proferido pelo entrevistado em uma cerimônia de formatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o qual resultou em sua prisão; considerações sobre a campanha empreendida pelo jornalista Gustavo Corção contra o entrevistado; lembranças da segunda prisão do entrevistado e substituição da censura prévia ao Jornal do Brasil pela autocensura; críticas a uma matéria publicada em 1978, no Jornal do Brasil, assinada por Élio Gaspari, a qual publicava o Livro Negro; comparação entre a posição da imprensa carioca e paulista frente ao Regime Militar.

Fita 1-B: lembranças do episódio que desencadeou seu pedido de demissão ao Jornal do Brasil; comentários e distinções acerca dos dois períodos de autocensura vividos pelo Jornal do Brasil (1969 a 1972 e 1972 a 1975); considerações sobre o fim da sessão do Jornal do Brasil intitulada "Coisas da Política"; observações acerca da falta de liberdade institucional sofrida pela imprensa brasileira desde a sua criação; considerações sobre a intenção do Regime Militar de comandar o desenvolvimento da imprensa brasileira; comentários acerca da importância do ensino da história da imprensa brasileira nas faculdades de jornalismo; exposição de dois pontos essenciais na criação de uma nova consciência institucional na imprensa brasileira: a imprensa alternativa e o desenvolvimento da crítica a imprensa; opinião sobre o futuro da imprensa carioca; comentários acerca da divisão da imprensa brasileira por grupos e ideologias.