Alberto Dines IV

Alberto Dines IV

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Helena de Moura Aragão
Data: 22/12/2011
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Alberto Dines
Nascimento: 19/2/1932; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Fundamental Completo. Não possui educação superior.
Atividade: Foi editor-chefe do Jornal do Brasil durante 12 anos e diretor da sucursal da Folha de São Paulo no Rio de Janeiro. Dirigiu o grupo abril em Portugal, onde lançou a revista Exame. Criou o site Observatório da Imprensa, o primeiro periódico de acompanhamento da mídia, que conta atualmente com versões no rádio e na TV. Escreveu mais de 15 livros pesquisador sênior do laboratório de estudos avançados em jornalismo da Unicamp, além de coordenar o Observatório da Imprensa on-line e pela televisão.

Levantamento de dados: Helena de Moura Aragão;Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Transcrição: Roberta Mociaro Zanatta;

Conferência da transcrição: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque; Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Sumário: Laura Mie de Azevedo Nicida;

Argentina;
Brasil;
Cinema rádio e televisão;
Estados Unidos da América;
Etnias;
Fundação Ford;
Gênero;
Imprensa;
Internet;
Jornalismo;
Mídia;
Religião;

Sumário

Entrevista 22 de dezembro de 2011: As origens do Observatório da Imprensa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo financiado pela Fundação Ford; a relação do Observatório com a Fundação Ford; o meta-jornalismo do Observatório; a relação com Ana Toni; a diferença entre o debate na Argentina e no Brasil; a criação do programa Grande e Pequena Imprensa (GPI); o jornalismo comunitário nos Estados Unidos; a experiência do Observatório na internet; o papel da pequena imprensa e o caso da cobertura da tragédia serrana em 2011; as questões étnicas e de gênero dentro do Observatório; opinião sobre regulação da imprensa e o caso da Federal Communications Commission; a relação do Observatório com o governo e a mídia; opinião sobre os conteúdos religiosos nas rádios.