Alberto Luiz Galvão Coimbra II

Alberto Luiz Galvão Coimbra II

Entrevista realizada no contexto do projeto "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil", desenvolvido pelo CPDOC, em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre março de 1998 e novembro de 2002. A pesquisa teve como resultado a publicação do livro "FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil" / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002, que reúne textos sobre a história da instituição e trechos de depoimentos. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido consultor da FINEP.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: “FINEP: 30 anos de projetos para o Brasil” / José Luciano de Mattos Dias. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002.

José Luciano de Mattos Dias
Data: 1/5/1998
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Alberto Luiz Galvão Coimbra
Nascimento: 30/10/1923; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Engenharia Química pela Escola Nacional de Química da Antiga Universidade do Brasil (1946); mestre em Engenharia Química pela Universidade de Vanderbilt, Estados Unidos (1949).
Atividade: Lecionou Engenharia Química na Faculdade de Engenharia Industrial, posteriormente incorporada à PUC-SP; trabalhou como químico da Colgate-Palmolive e como engenheiro de vendas da Union Carbide; livre docente da cadeira de Engenharia Química da Escola Nacional de Química (1953); ministrou cursos de refinação de petróleo aos engenheiros da Petrobrás (1953); foi contratado pela PUC-RJ (1953); organizou a coordenação dos programas de pós-graduação em Engenharia (COPPE) da UFRJ (1963); fundou a COPPETEC; consultor da FINEP (1974).

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Marina Gerasso;

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
Ensino;
Financiadora de Estudos e Projetos;
Formação acadêmica;
Pesquisa científica e tecnológica;
Pós - graduação;

Sumário

Fita 1-A: Considerações sobre a criação do curso de pós-graduação em engenharia em março de 1963; informações sobre a formação do entrevistado e sua atividade em 1961; necessidade em criar-se no Brasil um curso de pós-graduação em engenharia; inexistência de um modelo definido de pós-graduação no Brasil; necessidade de realização do curso de pós-graduação no exterior; carência de pesquisadores em tecnologia no Brasil durante a década de 60; financiamento inicial do projeto de pós-graduação do Instituto Alberto Luiz Galvão Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE); apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 1964; auxílio do entrevistado na estruturação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); destaque para alguns projetos realizados pela instituição.Entrevista: 1/5/1998