Alberto Mendes Cardoso

Alberto Mendes Cardoso

Entrevista realizada no contexto do projeto “Democracia e Forças Armadas na Nova República”, desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1996 e 2000. A pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares e integrou o projeto “Brasil em transição: um balanço do final do século XX”, apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação do livro "MILITARES e Política na Nova República" / Organizadores Maria Celina D'Araujo e Celso Castro. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2001, 360p. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual. Para acessá-lo, clique aqui. A escolha do entrevistado justificou-se por ter sido chefe da Casa Militar, chefe da Subsecretaria de Inteligência e primeiro chefe da Agência Brasileira de Inteligência.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Referência completa: MILITARES e política na Nova República / Organizadores Celso Castro e Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getulio Vargas , 2001. 360p.il.

Celso Castro
Data: 14/4/1999 a 23/9/1999
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: Alberto Mendes Cardoso
Nascimento: 1/10/1940; São Paulo; SP; Brasil;

Formação: Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao); Escola de Comando do Estado Maior do Exército (Eceme).
Atividade: Chefe do gabinete militar da presidência da república no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso (1995); chefe do gabinete de segurança institucional da presidência da república no segundo governo Fernando Henrique Cardoso (1998). Foi chefe da subsecretaria de inteligência e primeiro chefe da agência brasileira de inteligência.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;