Alde Sampaio

Entrevista

Alde Sampaio

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. O entrevistado teve uma importante trajetória política, tendo sido um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN).
Forma de Consulta:
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Angela Maria de Castro Gomes
Dulce Chaves Pandolfi
Data: 26/8/1977
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h50min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Alde Feijó Sampaio
Nascimento: 13/5/1894; Catende; PE; Brasil;

Falecimento: 13/3/1987; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Engenharia na Universidade de Recife.
Atividade: Integrou, nos anos 30, a Comissão do Plano da cidade de Recife, encarregada de elaborar um regulamento de obras para a capital. Em 1934, elegeu-se constituinte, por Pernambuco, e deputado federal, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Opôs-se ao Estado Novo e foi um dos signatários do Manifesto de Pernambuco, em apoio ao Manifesto dos Mineiros, documentos que, em 1943, exigiam a volta do país ao regime democrático. Foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Rio de Janeiro (hoje, integrada à Universidade Federal do Rio De Janeiro - UFRJ), na qual foi catedrático de economia política e de finanças. Foi, ainda, professor da Escola de Belas Artes do Rio. Escreveu nos jornais Diário da Manhã e Correio de Catende, de Pernambuco; no Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e no boletim do clube de engenharia de Pernambuco. Foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), legenda na qual se elegeu constituinte e deputado federal, por Pernambuco, em 1946, voltando a reeleger-se em 1958 e em 1962.

Equipe

Levantamento de dados: Angela Maria de Castro Gomes;Dulce Chaves Pandolfi;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Angela Maria de Castro Gomes;Dulce Chaves Pandolfi;

Conferência da transcrição: Sônia Benevides;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Sônia Benevides;

Temas

Açúcar;
Alde Feijó Sampaio;
Assembleia Nacional Constituinte de 1934;
Congresso Nacional;
Constituição federal (1934);
Estado de direito;
Fascismo;
Federalismo;
Getúlio Vargas;
Governo Provisório (1930-1934);
Interventorias;
Lima Cavalcanti;
Parlamentarismo;
Pernambuco;
Política estadual;
Presidencialismo;
Revolução de 1930;
Socialismo;

Sumário

Fitas 1 e 2: Rearticulação partidária em Pernambuco (1933); Lima Cavalcânti, articulador da chapa; iniciação política no Conselho Consultivo do Estado; prefeito de Catende; a adesão dos políticos à Revolução de 1930; a reação do Nordeste à Revolução de São Paulo; Getúlio e a reconstitucionalização; a cisão dos constituintes pernambucanos; os dissidentes eleitos para a Câmara; Juarez e a União Cívica Nacional; o voto anticontinuísta pró-Levi Carneiro; Lima Cavalcânti e os interventores no Nordeste; Pernambuco e Paraíba pós-1930; o papel de Juarez; Agamenon e o parlamentarismo; as bancadas paulista e baiana na Constituinte; ação individual parlamentar; parlamentarismo versus presidencialismo; federalismo e problemas no Nordeste; autonomia paulista; receita dos estados e impostos de exportação; exportações pernambucanas; a erradicação do café; a distribuição de rendas na Constituição de 1934; o Imposto de Vendas e Consignações; a Cooperativa Açucareira dos Usineiros e a Comissão de Defesa do Açúcar; Leonardo Truda; a intervenção estatal no setor açucareiro; a representação classista; Agamenon, da Constituinte ao Ministério do Trabalho; Arruda Câmara e a Igreja na política; sistema eleitoral; eleição presidencial em 1934; fascismo e socialismo; a sindicalização em 1934; o alheamento dos usineiros à política; o estado de direito; a reorganização partidária; o desprestígio atual do Congresso; a reconstitucionalização e a liderança política
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados