Aldenice Rodrigues Teixeira

Aldenice Rodrigues Teixeira

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória de um Office na periferia: o Escritório da Fundação Ford no Brasil”, desenvolvido em convênio com a Fundação Ford, entre janeiro de 2011 e julho de 2012, com o objetivo de constituir um acervo de depoimentos histórico-documental sobre os 50 anos da atuação da Fundação Ford no Brasil e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet.
Entrevista em texto disponível para download.

Lúcia Lippi Oliveira
Helena de Moura Aragão
Data: 23/4/2012
Olinda ; PE ; Brasil

Nome completo: Aldenice Rodrigues Teixeira
Formação:
Atividade: Assistente social e coordenadora geral do Centro de Cultura Luiz Freire/CCLF).

Levantamento de dados: Verônica R. Bevilacqua Otero Spicer;Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Helena de Moura Aragão;Lúcia Lippi Oliveira;

Televisão;
Universidade Federal de Pernambuco;

Sumário

Entrevista 23 de abril de 2012: A chegada no Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) em 1986; a origem e os objetivos do CCLF; o primeiro projeto de apoio a iniciativas de familiares na área de educação; o surgimento da TV Viva; as doações da Fundação Ford entre 1982 e 2011; a estrutura do plano institucional nos anos 1980; a relação entre os projetos da CCLF a Fundação Ford e o trabalho de estruturação do movimento quilombola em Pernambuco; a figura de Valdemar de Oliveira Neto (Maneto); a submissão de projetos para a Fundação Ford e o apoio institucional; a análise de conjuntura de Maneto no início dos anos 2000; o fim do financiamento da Oxfam Novib e a mudança estrutural do CCLF; a avaliação do desenvolvimento institucional; questões orçamentarias do Centro e o trabalho do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); o atuação na área de educação, o apoio da Fundação Ford e a parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a mobilização midiática do Centro e a relação com os jornalistas e profissionais da área de comunicação; a criação da Ombuds PE; a relação entre comunicação e direitos humanos; a relação do Centro com a questão de gênero e o trabalho com as mulheres indígenas; a relação do Centro com a questão de raça e o trabalho com quilombolas e com os indígenas; os temas apoiados pela Fundação Ford; panorama geral dos três estudos sobre a mídia.