Almino Monteiro Álvares Affonso II

Almino Monteiro Álvares Affonso II

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória Institucional do Ministério do Trabalho e Emprego" na vigência do convênio com o CPDOC-FGV, entre maio e dezembro de 2005. Cujo objetivo é destacar a importância da ação do Ministério do Trabalho através do tempo, valorizando sua história e memória. O projeto resultou na publicação do livro Ministério do Trabalho: uma história vivida e contada / Ângela de Castro Gomes (Coordenadora). Rio de Janeiro: CPDOC/Ministério do Trabalho e Emprego, 2007. 376p.il. A entrevista também foi utilizada no livro Jango: as múltiplas faces/ Angela de Castro Gomes, Jorge Ferreira. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. 272p.:il. A escolha do entrevistado se justificou pelo cargo de Ministro do Trabalho que ocupou de janeiro a julho de 1963. A entrevista ocorreu no escritório de advocacia do entrevistado.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Referência completa: MINISTÉRIO do Trabalho: uma história vivida e contada/ Ângela de Castro Gomes (Coordenadora). Rio de Janeiro: CPDOC/ Ministério do Trabalho e Emprego, 2007. 376p. il.

Angela Maria de Castro Gomes
Marcelo Thimoteo da Costa
Data: 19/10/2006
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Almino Monteiro Alvares Affonso
Nascimento: 11/4/1929; Humaitá; AM; Brasil;

Formação: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Atividade: Advogado trabalhista. Exerceu os seguintes cargos: deputado federal; senador suplente; ministro do trabalho e da previdência social (janeiro a junho de 1963, governo João Goulart); secretário de estado dos negócios metropolitanos de São Paulo; vice-governador do estado de São Paulo; membro do parlamento latino americano, representando a câmara federal.

Levantamento de dados: Angela Maria de Castro Gomes;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Angela Maria de Castro Gomes;