Aluízio Loureiro Pinto

Aluízio Loureiro Pinto

Entrevista realizada no contexto do projeto "EBAPE: 50 anos de história" desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Escola Brasileira de Administração Pública, entre junho de 2001 e março de 2002. O projeto resultou na publicação do livro "A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC" / Organizadoras: Helena Bomeny e Marly Motta. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. A escolha do entrevistado se justificou por ter sido aluno da EBAP na década de 50, onde logo depois ingressou como professor.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: BOMENY, Helena; MOTTA Marly (Orgs.). A ESCOLA que faz Escola: EBAPE 50 anos, depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 492p. il.

Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Marly Silva da Motta
Data: 18/7/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Aluízio Loureiro Pinto
Nascimento: 16/7/1936; Manaus; AM; Brasil;

Formação: Administração - Ebap.
Atividade: Professor da Ebap.

Levantamento de dados: Marly Silva da Motta;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Marly Silva da Motta;

Transcrição: Claudia Peçanha da Trindade;

Conferência da transcrição: André Vianna Dantas;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Administração pública;
Bibliografias;
Bolsas de estudo e de pesquisa;
Câmara dos Deputados;
Formação acadêmica;
Fundação Oswaldo Cruz;
Ministério do Planejamento;
Paraná;
Política;
Raul Bittencourt;
Reforma administrativa;
Repressão política;
Rio de Janeiro (cidade);
Saneamento;
Saúde pública;

Sumário

FITA 1-A: Considerações iniciais sobre a formação do entrevistado, em Manaus: o curso científico, a intenção de fazer medicina, o trabalho no Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA); sobre a oportunidade de cursar a EBAP: o primeiro contato e o processo de seleção; considerações acerca da chegada ao Rio de Janeiro (1955) e os primeiros momentos na EBAP; breves comentários sobre a estrutura do curso de graduação em Administração Pública da EBAP; sobre o início do estágio na Câmara dos Deputados (1957); considerações sobre o curso de graduação: disciplinas e professores; a bolsa de estudos e os compromissos de prestação de serviços posteriores à conclusão da graduação: a obrigação do retorno aos estados de origem após a conclusão do curso, a quebra desse compromisso; sobre a permanência na EBAP como professor; considerações acerca da bibliografia disponível para o curso de administração; comentários acerca da qualidade da formação oferecida pela EBAP: os enfoques teórico-metodológicos

FITA 1-B: comentários acerca da qualidade da formação oferecida pela EBAP (cont.): os enfoques teórico-metodológicos; o trabalho junto ao professor Raul Bittencourt; sobre a atuação no quadro docente da EBAP como professor assistente a partir de 1958; sobre a ida para a Califórnia: o mestrado e o doutorado; o retorno obrigado ao Brasil (1963): o trabalho no Hospital Pedro Ernesto, novamente junto ao professor Raul Bittencourt; sobre o ambiente político-ideológico dentro da EBAP

FITA 2-A: sobre o ambiente político-ideológico dentro da EBAP (cont.): a repressão política dentro da EBAP; acerca de sua primeira experiência na administração privada: o trabalho na Sodotécnica (1969-72); sobre o convite para trabalhar no Ministério do Planejamento: a reforma administrativa do Estado, o trabalho na SEMOR e a relação com a EBAP; a ida para a SAREM (1975); o trabalho de saneamento do Estado do Paraná (1972)

FITA 2-B: o trabalho de saneamento do Estado do Paraná (1972) (cont.); acerca do convite para trabalhar na empresa de projetos públicos Camargo Corrêa; o convite para trabalhar na Fiocruz (meados dos anos 70): o gosto pela área da Saúde; sobre o fim da graduação da EBAP (1982); o convite para retornar à EBAP (2000); comentários sobre a área de Saúde Pública; novos comentários a respeito do retorno da graduação à EBAP.

FITA 3-A: novos comentários a respeito do retorno da graduação à EBAP (cont.): permanências e continuidades dos anos 50 para cá; comentários gerais sobre aspectos variados de política e sociedade no mundo atual.