Ana Arruda Callado I

Ana Arruda Callado I

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. Foi publicada no livro ELAS ocuparam as redações: depoimentos aoCPDOC/ Organizadoras Alzira Alves de Abreu e Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2006. 280p. A escolha da entrevistada justificou-se pela sua trajetória como jornalista.

Marieta de Moraes Ferreira
Data: 6/5/1992

Nome completo: Ana Arruda Callado
Nascimento: 19/5/1937; Recife; PE; Brasil;

Formação: Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atividade: Jornalista e escritora. Conselheira da Associação Brasileira de Imprensa. Membro do Pen Club do Brasil. Foi repórter do Jornal do Brasil, Tribuna da Imprensa, Diário Carioca, Revista Senhor e TV Rio. Primeira mulher chefe de reportagem no Rio. Foi editora-chefe de O Sol, jornal pioneiro na imprensa alternativa brasileira.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;