Antônio Cesarino Júnior

Antônio Cesarino Júnior

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. A escolha do entrevistado se justificou por sua trajetória.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Maria Victoria de Mesquita Benevides
Data: 13/5/1981
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Antônio Cesarino Júnior
Falecimento: 10/3/1992; -; -; Brasil;

Formação:
Atividade: Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP (1978); Presidente de Honra da Academia Nacional de Direito do Trabalho (1978); Presidente Honorário do Instituto de Direito Social, hoje, Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior, hoje, Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior (IBDSCJ); fundador do Partido Democrata Cristão (9 de Julho de 1945).

Levantamento de dados: Maria Victoria de Mesquita Benevides;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Maria Victoria de Mesquita Benevides;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Marco Dreer Buarque;

Sumário: Cristiano Santiago de Sousa;

Alceu Amoroso Lima;
Epitácio Pessoa;
Getúlio Vargas;
Igreja Católica;
Partido Democrata Cristão.;
Sobral Pinto;

Sumário

Fita 1-A: A fundação do Instituto de Direito Social (1939); longos comentários sobre o primeiro Congresso Brasileiro de Direito Social (1941); a amizade com Epitácio Pessoa; opinião sobre a política trabalhista de Getúlio Vargas; a criação da União Cultural Brasileira (UCB): a idéia de sua criação, a aprovação de Getúlio Vargas, a organização, a reação dos interventores, o papel de Alexandre Marcondes Filho; o descrédito dos partidos existentes; a fundação do Partido Democrata Cristão (PDC), em 1945; a participação de Alceu Amoroso Lima no PDC; a sondagem de outros partidos ao entrevistado.

Fita 1-B: Comentários sobre Arruda Câmara; a derrota do entrevistado nas eleições de 1945; o afastamento da presidência e a saída do PDC (1946); a renúncia à política; a situação do PDC após a saída do entrevistado; o papel de Alceu Amoroso Lima no PDC; a divulgação do PDC na imprensa; a influência eleitoral das indicações da igreja; os votos recebidos pelo entrevistado (1945); a posição do PDC quanto às eleições presidenciais de 1945; o discurso sobre as relações de trabalho no campo; relato de uma discussão envolvendo Sobral Pinto e o arcebispo Dom Carlos.