Antônio Dias Leite I

Antônio Dias Leite I

Entrevista realizada no contexto do projeto "História Oral da Fundação Getulio Vargas" desenvolvido pelo CPDOC entre março de 1998 e janeiro de 1999. O projeto resultou na publicação do livro FUNDAÇÃO Getulio Vargas: concretização de um ideal / Organizadora Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 348p. il. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A escolha do entrevistado justificou-se por ter composto o Núcleo de Economia da Fundação Getulio Vargas, embrião do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: FUNDAÇÃO Getulio Vargas: concretização de um ideal / Organizadora Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 348p. il.

Lucia Hippolito
Maria Celina D`Araujo
Data: 27/7/1998
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Antônio Dias Leite Júnior
Nascimento: 29/1/1920; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Formou-se Engenheiro Civil e Mecânico pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (1937-1941).
Atividade: Assessor da Primeira Comissão de Planejamento Econômico criada no Brasil, pelo Presidente Getúlio Vargas, vinculado ao Conselho de Segurança Nacional (1944); professor assistente de Jorge Felipe Kafuri, na Cadeira de Economia Política e Estatística na Escola Nacional de Engenharia (1946); Livre-Docente da Escola Nacional de Engenharia (1948) e professor Catedrático da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil (1952); Diretor da ECOTEC- Economia e Engenharia Industrial S.A. Consultores, fundada em 1955; Subsecretário para assunto econômicos do Ministro da Fazenda San Tiago Dantas (1963); Membro do Conselho Consultivo do Planejamento (CONSPLAN), Órgão criado pelo presidente Castelo Branco com o objetivo de debater os problemas relacionados com a política econômica do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG); Presidente da Companhia Vale do Rio Doce (1967-1968); Ministro das Minas e Energia (1969-1974); Diretor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982-1985).

Transcrição: Maria Regina Hippolito;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;