Aspásia Camargo II

Aspásia Camargo II

Entrevista realizada no contexto do projeto "Volume da História Oral - 40 Anos do IPEA", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Petrobras, entre junho e dezembro de 2004. O projeto visa a constituição de uma acervo de entrevistas sobre a história do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O material produzido foi editado, dando origem ao livro de depoimentos: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p. A escolha da entrevistada se justificou por ter sido presidente do IPEA entre 1993 e 1995.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: IPEA 40 anos - uma trajetória voltada para o desenvolvimento: depoimentos ao CPDOC/Maria Celina DAraujo, Ignez Cordeiro de Farias, Lucia Hippolito, Organizadoras. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, IPEA, 2005. 469p.

Ignez Cordeiro de Farias
Maria Celina D`Araujo
Data: 2/7/2004
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo
Nascimento: 6/2/1943; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Faculdade Nacional de Filosofia - UFRJ (1964); mestrado da Universidade de Paris (1969); PHD em Sociologia pela Universidade de Paris (1974).
Atividade: Subsecretária da Agenda 21 da Secretaria de Integração Governamental – Governo do Rio de Janeiro – RJ; Presidente de Honra do Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável da EBAPE/FGV; Pesquisadora da FGV. Presidente do IPEA 1993-95; Criadora, em conjunto com Celina do Amaral Peixoto, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC/FGV; Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia legal 1995-97; Assessora Especial do Ministério das Relações Exteriores 1997-99; Assessora Especial da secretaria Geral da Presidência da República 1999-2002.

Levantamento de dados: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;Francisco Costa Marques;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Ignez Cordeiro de Farias;Maria Celina D'Araújo;

Transcrição: Oswaldo Cordeiro de Farias;

Conferência da transcrição: Ignez Cordeiro de Farias;