Berta Leitchic

Berta Leitchic

Entrevista realizada no contexto do projeto "Memória do urbanismo carioca: voz e imagem", desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e a Atlântica Empreendimentos Imobiliários entre maio de 2000 e novembro de 2001. A entrevista encontra-se disponível para consulta apenas em sua versão editada, publicada no livro "Capítulos da memória do urbanismo carioca", de Américo Freire e Lucia Lippi Oliveira (Rio de Janeiro, Folha Seca, 2002). A entrevistada trabalhou no Serviço de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras do Distrito Federal, foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas, em 1937 e, atualmente, idealiza e surpevisiona a realização de eventos culturais do Shopping Rio Design Center.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: CAPÍTULOS da memória do urbanismo carioca : depoimentos ao CPDOC/FGV / Américo Freire e Lúcia Lippi Oliveira, organizadores. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2002. 232p. il.

Lúcia Lippi Oliveira
Data: 19/12/2000
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Berta Leitchic
Formação: Faculdade de Engenharia na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.
Atividade: Co-fundadora da Associação Brasileira de Engenharas e Arquitetas; trabalho no Serviço de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras do Distrito Federal; idealiza e supervisiona a realização de eventos culturais do Shopping Rio Design Center.

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Afonso Eduardo Reidy;
Arquitetura;
Burle Marx;
Carmen Portinho;
Francisco Negrão de Lima;
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro;
Oscar Niemeyer;
Planejamento urbano;
Rio de Janeiro (cidade);
Urbanismo;

Sumário

Fita 1A: Formação; Escola politécnica do Rio de Janeiro; origem; Carmem Portinho; estágio e trabalho na prefeitura; Feliciano Pena Chaves; Serviço de Estudos e Projetos; Afonso Eduardo Ridi; Departamento de Urbanismo; projeto da orla marítima; primeiro contato com obras de urbanismo; organização da SURSAM; direção do Departamento de Concorrências da SURSAM; Lota Macedo Soares; Hélio Modesto; projetos realizados pelo Ridi; Roberto Burle Marx; grupo de trabalho do Aterro (Ridi, Jorge Moreira, Sérgio Bernardes, Carlos Werneck, Berta Leitchic); Aterro do Flamengo; Maiores expressões da arquitetura moderna: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Ridi; Congresso de arquitetura em Bercomo - Itália; Le Corbusier; possibilidade de execução de trabalhos dada pelos governantes; MAM - projeto Ridi; Carmem Portinho: participação no movimento feminista e trajetória profissional; Serviço de Túneis; projeto do Viaduto das Canoas; trabalhos marcantes; obras no subúrbio; importância do estudo e do envolvimento com outras áreas para o urbanismo; ligação da engenharia com o urbanismo; construção do MAM - questão do Congresso Eucarístico; rivalidade entre o grupo de trabalho do Aterro e a SURSAM; considerações sobre a SURSAM; relação entre engenheiros e urbanistas.

Fita 1B: Rio Designer Center da Barra - exposição sobre os caminhos da casa brasileira; trabalho como diretora do departamento de eventos do Rio Designer Center; o pesquisador fala sobre o trabalho no Centro de Pesquisa de história do Brasil - FGV; Capanema; Escola de Belas Artes e Faculdade de Arquitetura; Relação engenheiro-urbanista-arquiteto (trabalho em conjunto); ligação e complementação entre arquitetura e engenharia.