Breno Caldas

Breno Caldas

Esta entrevista é parte integrante de uma série de depoimentos realizados pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) entre 1977/1979 e doadas ao CPDOC em 15/08/1996. A escolha do entrevistado se justifica por ter sido Diretor da Companhia Jornalística Caldas Júnior; fundador dos jornais Folha da Manhã e Folha da Tarde; fundador da Rádio Guaíba.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Wianey Pinheiro
Data: 15/8/1996
Não há informação ; - ; -

Nome completo: Breno Alcaraz Caldas
Nascimento: 3/7/1910; Porto Alegre; RS; Brasil;

Formação: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atividade: Diretor da Companhia Jornalística Caldas Júnior; fundador dos jornais Folha da Manhã e Folha da Tarde; fundador da Rádio Guaíba.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Adriana Mattos de Oliveira;

Adalberto Pereira dos Santos;
Argemiro Assis Brasil;
Censura;
Getúlio Vargas;
Golpe de 1964;
Imprensa;
João Goulart;
Jornalismo;
Leonel Brizola;
Liberdade de imprensa;
Revolução de 1930;
Rio Grande do Sul;

Entrevista: cerca de 1978 a 1979

Fita 1-A: comentários acerca da posição favorável do Correio do Povo ao movimento de 1964; considerações sobre o comportamento dos jornais após o movimento de 1964 e em especial o comportamento do Correio do Povo; opinião a respeito dos resultados do movimento de 1964 e seu esgotamento; observações acerca do apoio dado pelo Rio Grande do Sul ao movimento de 1964: atuação do general Adalberto Pereira da Silva, comandante Ladário Pereira Leite e general Argemiro Assis Brasil; comentários sobre o apoio dado pelo Rio Grande do Sul à João Goulart (Jango): Estado bastante dividido; explicação acerca da tradição do Correio do Povo no sentido de não assumir posições político partidárias, atuando politicamente apenas em algumas ocasiões: Revolução de 1930 e Movimento Constitucionalista (1932); relatos da indisposição entre o Correio do Povo e Leonel de Moura Brizola e suas conseqüências comerciais para o jornal; observações sobre as principais finalidades do Correio do Povo: informação e orientação ao povo; comentários acerca da importância da independência financeira do Correio do Povo; descrição do episódio da apreensão da edição do Correio do Povo de 20 de setembro de 1972, que possuía uma matéria sobre a carta do jornalista Júlio Mesquita Neto (Julinho) a qual havia sido lida na Câmara e falava sobre a liberdade de imprensa; comentários acerca da censura sofrida pelo Correio do Povo durante a ditadura militar.

Fita 1-B: comparação entre a censura sofrida pelo Correio do Povo durante o Estado Novo (1937-1945) e durante a Ditadura Militar (1964-1985); análise e breve comparação de três importantes políticos brasileiros: Getúlio Dornelles Vargas, João Goulart e Leonel de Moura Brizola; relato do episódio da encampação da Rádio Guaíba realizada por Leonel de Moura Brizola; observações acerca dos resultados do movimento de 1964 e de sua eclosão até os dias atuais; breve histórico sobre o desenvolvimento da imprensa gaúcha.