Carl Djerassi

Carl Djerassi

Entrevista realizada no contexto do projeto "História da ciência no Brasil", desenvolvido entre 1975 e 1978 e coordenado por Simon Schwartzman. O projeto resultou em 77 entrevistas com cientistas brasileiros de várias gerações, sobre sua vida profissional, a natureza da atividade científica, o ambiente científico e cultural no país e a importância e as dificuldades do trabalho científico no Brasil e no mundo. Informações sobre as entrevistas foram publicadas no catálogo "História da ciência no Brasil: acervo de depoimentos / CPDOC." Apresentação de Simon Schwartzman (Rio de Janeiro, Finep, 1984). A escolha do entrevistado se justificou pela ocupação em cargos relevantes no meio científico internacional. Destacando-se sua trajetória como diretor do Programa de Cooperação Científica da Academia de Ciências dos Estados Unidos com o CNPq, e como professor do Departamento de Química da Universidade de Stanford.
Entrevista em texto disponível para download.

João Batista de Araújo e Oliveira
Data: 6/1/1977
Stanford ; -- ; EUA

Nome completo: Carl Djerassi
Formação: Nasceu em 1923. PHD em Química pela Universidade de Winscosin em 1944.
Atividade: Membro do corpo docente do departamento de Química da Universidade de Stanford; diretor do Programa de Cooperação Científica da Academia de Ciências dos Eua com o CNPq; membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências.

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes; Fernando Acar;

Carl Djerassi;
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
Empresas estrangeiras;
Estados Unidos da América;
História da ciência;
Importação;
Organização das Nações Unidas;
Pesquisa científica e tecnológica;
Produtos químicos;
Protesto político;
Química;
Rio de Janeiro (estado);
São Paulo;
Sionismo;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Sumário

As atividades desenvolvidas na Cia. Syntex; o envolvimento com o Brasil: o contato com Walter Mors e o programa de colaboração científica entre a Universidade de Stanford e o Centro de Pesquisa de Produtos Naturais da UFRJ; a vinda de Ben Gilbert e Keith Brown para o Brasil; a participação na Academia de Ciências dos EUA; a experiência como diretor do Programa de Cooperação Científica entre a Academia e o CNPq; os entraves burocráticos à importação de materiais químicos; o sucesso desse programa; a química no Rio de Janeiro e em São Paulo; a renúncia à Academia Brasileira de Ciências em 1976, em protesto contra o posicionamento anti-sionista defendido pelo Brasil na ONU; a área de produtos naturais no Brasil: Otto Gottlieb e Walter Mors.