Carlos Barbosa Bessa, Paulo Eugênio Newlands e Paulo Gomes Ribeiro

Carlos Barbosa Bessa, Paulo Eugênio Newlands e Paulo Gomes Ribeiro

Entrevista realizada no contexto do projeto "A Atividade de Seguros no Brasil", desenvolvido entre 1996 e 1998, na vigência do convênio entre o CPDOC-FGV e a Funenseg. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: ENTRE A SOLIDARIEDADE e o risco: história do seguro privado no Brasil / Coordenadora: Verena Alberti. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. Rio de Janeiro, Editora Fundação Getulio Vargas, 1998. A sessão gravada foi precedida de uma entrevista preliminar com os srs. Paulo Ribeiro e Carlos Bessa, em 10 de maio de 1996, e desenvolveu-se com a presença de três depoentes que sucessivamente manifestaram suas opiniões sobre os temas do roteiro. A transcrição foi revista pelos entrevistados, tendo sofrido algumas alterações em relação à gravação original. A pedido de Paulo Eugênio Newlands, foi anexado ao final do depoimento o texto "A evolução do Mercado Brasileiro de Seguros", de Luís Fernando Newlands. A escolha do entrevistado se justificou por ser corretor de seguros da Cia. Ajax, uma das mais importantes do país entre 1940 e 1969.
Entrevista em texto disponível para download.

Maria Antonieta Parahyba Leopoldi
Teresa Cristina Novaes Marques
Data: 16/5/1996
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Paulo Gomes Ribeiro
Nascimento: 14/3/1923; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais pela Escola Técnica do Comércio.
Atividade: Adiministrador, foi funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e assessor da Funenseg.

Nome completo: Paulo Eugênio Newlands
Formação:
Atividade: Corretor de seguros da CIA Ajax.

Nome completo: Carlos Barbosa Bessa

Paulo Gomes Ribeiro;
Seguros;

Sumário

A natureza da atividade do corretor de seguros; a história da Companhia Ajax - Corretora de Seguros; o desempenho de Celso da Rocha Miranda, o fornecimento de serviços à Companhia Docas de Santos, à Companhia Siderúrgica Nacional e ao Banco do Brasil; a compra da Companhia Internacional de Seguros; os anos 50 e o governo Juscellino Kubitschek; a posição das companhias seguradoras estrangeiras; a compra da Celma e da Panair do Brasil; panorama atual do mercado de seguros e o papel do IRB e da Susep.