Casimiro Montenegro Filho

Casimiro Montenegro Filho

Esta entrevista foi realizada no contexto da pesquisa "Trajetória e Desempenho das Elites Políticas Brasileiras", parte integrante do projeto institucional do Programa de História Oral do CPDOC, em vigência desde sua criação, em 1975. O processamento da entrevista ocorreu 20 anos depois de sua gravação, o que dificultou a identificação das vozes dos entrevistadores. Quando não foi possível identificá-las optou-se por usar "Participante 1", "Participante 2" e "Participante 3". É possível que a entrevista tenha contado com a participação de José Pelúcio Ferreira, José Israel Vargas e Técio Pacciti. O entrevistado foi diretor técnico da Aeronáutica (1943), criador do Instituto Tenológico da Aeronáutica - ITA (1943) e do Centro Técnico da Aeronáutica - CTA (1953).
Entrevista em texto disponível para download.

Cláudia Maria Cavalcanti de Barros Guimarães
Simon Schwartzman
Data: 7/7/1988
Não há informação ; - ; -

Nome completo: Casimiro Montenegro Filho
Nascimento: 20/10/1904; Fortaleza; CE; Brasil;

Falecimento: 26/2/2002; Petrópolis; RJ; Brasil;

Formação: Oficial do Exército pela Escola de Aviação do Exército (1923); Engenheiro Militar pela Escola Técnica do Exército (1938).
Atividade: Diretor técnico da Aeronáutica (1943); criador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (1950) e do Centro Técnico da Aeronáutica (1953).

Transcrição: Sésiom França de Carvalho;

Rogério Cerqueira Leite;
Vasco Alves Seco;

Entrevista: 7/7/1988
Fita 1-A: Contatos do entrevistado com membros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1941; contratação de Richard Smith para auxiliar na criação do Centro de Tecnologia de Aeronáutica (CTA) no Brasil em 1945; articulações iniciais do entrevistado para a criação do CTA; motivos da escolha da cidade de São José dos Campos para a instalação do CTA; dificuldades na formação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); atuação de Oscar Niemeyer no projeto de construção do CTA; aprovação do projeto de criação do CTA como lei orçamentária; opção do entrevistado ao estabelecer uma escola de engenharia para civis e militares.

Fita 1-B: início do funcionamento do CTA; convocação, desempenho e resultados da primeira turma do CTA em 1954; criação do ano prévio; aprovação pelo Tribunal de Contas da União da contratação de professores norte-americanos; contatos do entrevistado para a contratação de professores estrangeiros renomados para o CTA; visita do entrevistado ao MIT e universidades americanas na década de 1960; considerações sobre a contratação do professor alemão Heinrich Focke para prestar auxílio na área tecnológica no CTA em 1952; utilização de membros da equipe de Focke para a constituição da base da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Fita 2-A: relação entre o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD), o ITA e o CTA; considerações sobre alguns programas do IPD; falta de apoio por parte da Escola Técnica do Exército na criação do ITA; importância da Escola Técnica do Exército na formação do entrevistado; participação de Eduardo Gomes na Revolução de 1930; experiência do entrevistado em combate durante a Revolução de 1930; contato com Eduardo Gomes; relato sobre o início do Correio Aéreo Nacional; primeira turma do ITA; divergências entre o entrevistado e Otacílio Cunha sobre as condições que oficiais de Marinha teriam para cursar o ITA; relação entre a Escola de Aeronáutica e o ITA durante os primeiros anos de funcionamento do instituto.

Fita 2-B: presença de Eduardo Gomes na Aeronáutica; breve menção a João Paulo Moreira Burnier; pouco apoio para o CTA por parte de Eduardo Gomes; conselhos dados pelo entrevistado com relação à atuação de Nero Moura como ministro da Aeronáutica entre 1951 e 1954; breves considerações acerca do prestígio de Eduardo Gomes no Brasil; processo de estruturação tecnológica do ITA; intercâmbio tecnológico entre o ITA e o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT); relatos sobre a construção de aviões pela Aeronáutica; comentários sobre a idéia de Santos Dumont de construir uma escola de pilotos; relação do entrevistado com a imprensa no período de estruturação do CTA; contato do entrevistado com Assis Chateaubriand.

Fita 3-A: considerações sobre a continuidade do projeto de criação do ITA; a importância do professor Paulus Aulus Pompéia para o prestígio adquirido pelo ITA; insistência do entrevistado em levar o projeto do ITA adiante; facilidade na aprovação do curso de engenharia do ITA pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea); observações com relação às verbas destinadas para investimentos em pesquisa no ITA; atuação do entrevistado na diretoria de material do CTA a partir de 1941.