Celina Vargas do Amaral Peixoto II

Celina Vargas do Amaral Peixoto II

Entrevista realizada no contexto do projeto "História Oral da Fundação Getulio Vargas" desenvolvido pelo CPDOC entre março de 1998 e janeiro de 1999. O projeto resultou na publicação do livro FUNDAÇÃO Getulio Vargas: concretização de um ideal / Organizadora Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 348p. il. Este livro pode ser encontrado na Estante virtual: clique aqui. A escolha da entrevistada justificou-se por ter sido fundadora e primeira diretora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV).
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: FUNDAÇÃO Getulio Vargas: concretização de um ideal / Organizadora Maria Celina D`Araujo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 348p. il.

Maria Celina D`Araujo
Data: 5/11/1998 a 20/2/1999
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Celina Vargas do Amaral Peixoto
Nascimento: 25/2/1944; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade: Responsável pelo processo de modernização do Arquivo Nacional. Fundadora e primeira Diretora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV). Diretora de Desenvolvimento Institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro- FIRJAN, 1997. Diretora-Geral da Fundação Getúlio Vargas-FGV, 1990/1997. Diretora-Geral do Arquivo Nacional, 1980/1990. Atuou como Membro Fundador em Ciências Sociais- ANPOCS, foi membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia- IBICT, 1986/1992. Vice-Presidente da Comissão Nacional do “Guia Brasileiro de Fontes para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na Sociedade Atual”, criada em 1986. Membro da Comissão Especial para levantamento, preservação e organização do Acervo Privado Documental dos Presidentes da República, criada em 1988, entre outros. É membro da Comissão de Ética Pública desde 1999. Membro do Inter-American Dialogue, USA, desde 1990. Membro da Comissão sobre Governança Global, Genebra, 1992.

Transcrição: Lucia Hippolito;

Conferência da transcrição: Lucia Hippolito;