Cyro Guedes Etchegoyen

Cyro Guedes Etchegoyen

Entrevista realizada no contexto do projeto "1964 e o regime militar", desenvolvido pelo CPDOC com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no período de 1992 a 1995. Esta pesquisa contou com a participação de Gláucio Ary Dillon Soares. Numa segunda fase, de 1997 a 2001, passou a integrar o projeto "Brasil em transição: um balanço do final do século XX", apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto resultou na publicação da trilogia VISÕES do golpe: a memória militar sobre 1964; OS ANOS de chumbo: a memória militar sobre a repressão(clique aqui) e A VOLTA aos quartéis: a memória militar sobre a abertura(clique aqui). Além da trilogia, o projeto teve como resultado, ainda, o livro de depoimentos ERNESTO Geisel. A escolha do entrevistado se justificou pela sua atuação durante o regime militar, sendo um dos seus dos principais atores.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista publicada em livro, disponível para download.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: OS ANOS de chumbo : a memória militar sobre a repressão / Introdução e organização [de] Maria Celina DAraujo, Gláucio Ary Dillon Soares, Celso Castro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. 326p. A VOLTA dos quartéis: a memória militar sobre a abertura / Introdução e organização [de] Gláucio Ary Dillon Soares, Maria Celina DAraujo, Celso Castro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995. 328p. VISÕES do golpe: a memória militar sobre 1964 / Introdução e Organização [de] Maria Celina DAraujo, Gláucio Ary Dillon Soares, Celso Castro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. 256p.

Maria Celina D`Araujo
Celso Castro
Gláucio Ary Dillon Soares
Data: 15/10/1992 a 19/1/1993
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Cyro Guedes Etchegoyen
Nascimento: 11/11/1929; Porto Alegre; RS; Brasil;

Formação: Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (1949); curso da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Eceme (1964).
Atividade: Foi instrutor da ECEME até 1966. Participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai (1966-1969). De 1970 a 1974, serviu no gabinete do Ministro do Exército, General Orlando Geisel, atuando na área de Informação e contra-informação. Voltou a ser instrutor da ECEME e, entre 1979 e 1982, chefiou a divisão de Informações do II Exército. Passou para a Reserva em 1983 no posto de Coronel.

Conferência da transcrição: Ignez Cordeiro de Farias;

Copidesque: Leda Maria Marques Soares;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Priscila Erminia Riscado;

Chile;
Cyro Guedes Etchegoyen;
Espionagem;
Exército;
Golpe Militar no Chile (1973);
Governo Emílio Médici (1969-1974);
Militares;
Operação Bandeirantes (1968-1970);
Orlando Geisel;
Regime militar;
Repressão política;
Serviço Nacional de Informações;
Sistema Nacional de Informações (SISNI);
Tortura;

1ª Entrevista: 15.10.1992
Fita 1-A: Relato sobre as funções exercidas e os principais problemas enfrentados pelo Centro de Informações do Exército (CIE), órgão onde o entrevistado trabalhou; participação na montagem da área de contra-informação do CIE; presença de civis no Serviço Nacional de Informação (SNI) e a posição destes em áreas como a de segurança nacional; participação do entrevistado na conspiração para a realização do golpe militar em 1964; razões que levaram ao golpe militar.
Fita 1-B: Organização da conspiração militar para o golpe de 1964; independência dos recursos militares no país; papel da média oficialidade do Exército e sua importância durante a ditadura militar; relato de sua postura radical com relação ao golpe, ao período militar e como era visto por outros militares dentro das Forças Amadas, em especial no Exército; relato sobre a escolha do sucessor do então presidente Costa e Silva.
Fita 2-A: Breve relato sobre o papel desempenhado por um adido militar no período da ditadura brasileira.

2ª Entrevista: 19.01.1993

Fita 2-B: Relato sobre a participação do entrevistado na criação do Centro de Informações do Exército (CIE) e na formulação do projeto de informação; papel do então presidente Figueiredo no período militar; diferença entre militares "duros" e "radicais" a partir do ponto de vista dos militares e o papel dos grupos formados durante o golpe; participação de grupos mais radicais na indicação de candidatos à presidência durante o regime militar, como a de Orlando Geisel; problema com a posse de Pedro Aleixo após a morte de Costa e Silva; relato sobre os planos de alguns militares para que a ditadura durasse 20 anos, para que se pudesse consertar o país; comentários sobre o processo de escolha dos candidatos a presidência dentro das Forças Armadas.
Fita 3-A: Relato sobre as reais razões do golpe de 1964, que não se limitavam a problemas dos militares com o então presidente João Goulart, mas com problemas enfrentados pelo país; caso Rubens Paiva; avaliação sobre a "Revolução de 1964"; relato sobre a possibilidade de escolha de um presidente civil durante o regime militar e a falta de credibilidade que os políticos representavam para alguns grupos militares; erros cometidos pelos militares que levaram a críticas por parte da imprensa; relação do presidente com as informações sobre o que acontece na sociedade; comentários sobre a Operação Bandeirante (OBAN).
Fita 4-A: Treinamento militar no Brasil e nos EUA e os problemas da formação militar no Brasil; desprestígio social dos militares nos dias de hoje.