Daniel Dantas

Daniel Dantas

Entrevista realizada no contexto do projeto "As faces do mago da economia: atuação e legado de Mario Henrique Simonsen", desenvolvido em convênio com a Cia. Bozano, Simonsen e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2000 e 2001, com o objetivo de publicar um livro de depoimentos sobre Mario Henrique Simonsen - MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il. O entrevistado foi selecionado por ter sido aluno de Mario Henrique Simonsen a partir de 1980, sendo considerado um de seus mais diletos alunos.
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: MÁRIO Henrique Simonsen: um homem e seu tempo, depoimentos ao CPDOC/ Organizadores Verena Alberti, Carlos Eduardo Sarmento, Dora Rocha. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 2002. 310p. il.

Verena Alberti
Carlos Eduardo Barbosa Sarmento
Data: 4/7/2001
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Daniel Valente Dantas
Nascimento: 3/10/1954; Salvador; BA; Brasil;

Formação:
Atividade: Consultor da Ferman Distribuidora de Valores Mobiliários Ltda. (1980); consultor e diretor da Pecus S.A. Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários (1980); professor de cursos especiais da FGV (1981); professor visitante do MIT (1982-1983); consultor da Simposium Consultoria e Serviços Técnicos Ltda. (1983); diretor da Triplik S.A. Corretora de Valores e Câmbio (1983-85); vice-presidente de investimentos da Bradesco Seguros S.A. (1985-86); presidente da Icatu Empreendimentos e Participações Ltda. (1986-93); sócio-diretor do Opportunity Asset Management Ltda. (desde 1993).

Levantamento de dados: Verena Alberti;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Verena Alberti;Carlos Eduardo Barbosa Sarmento;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Virgínia Sena Barradas;

Carreira acadêmica;
Economia;
Mário Henrique Simonsen;
Pós - graduação;

Entrevista: 04.07.2000.
Opção pela carreira de engenharia; mestrado e doutorado em economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (1979-1982); competência de Mário Henrique Simonsen como professor; preparação do livro Ensaios analíticos, por Mário Henrique Simonsen; genialidade, formação diversificada e didatismo de Mário Henrique Simonsen; Mário Henrique: aspectos emocionais de sua personalidade, mecanismos de pensamento, método de trabalho, senso de humor, influência de Bertrand Russel; Relação de Mário Henrique Simonsen com seus alunos e seu estilo como professor e orientador; avaliação pessoal de Simonsen sobre sua própria experiência no governo; transformação de Simonsen num "guru" da economia após sua saída do governo (1979); desinteresse do entrevistado em assumir qualquer cargo governamental; [o trabalho na Simposium Consultoria e Serviços Técnicos (1983), onde trabalhou com Mário Henrique Simonsen e outros; razões do desinteresse de Mário Henrique em trilhar uma carreira acadêmica internacional: outras opções profissionais; Mário Henrique Simonsen: importância de seu conceito de inércia inflacionária, trabalho como sistematizador da produção acadêmica internacional, ânsia de aprendizado e atualização; o trabalho de Simonsen como assessor do Citicorp.