Eduardo Escorel

Eduardo Escorel

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória do Cinema Documentário Brasileiro: Histórias de Vida”, desenvolvido com financiamento do Bradesco, através da Lei Rouanet de incentivo fiscal do Ministério da Cultura, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. O projeto visa à disponibilização da edição de 30 horas de entrevistas com documentaristas do cinema brasileiro que tenham iniciado suas carreiras nas décadas de 1960 e 1970. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Adelina Maria Alves Novaes e Cruz
Arbel Griner
Data: 1/6/2012 a 6/7/2012
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Eduardo Escorel
Formação: Fez o curso de cinema promovido pelo Itamaraty-Unesco em 1962. Possui graduação em ciências políticas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Atividade: Foi professor de direção de cinema no curso de cinema e vídeo da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Lecionou na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) em San Antonio de los Baños, Cuba. Foi diretor de operações da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), e presidente da Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI). Atualmente é coordenador acadêmico da Pós-Graduação em Cinema Documentário da FGV e possui um blog, questões cinematográficas, na Revista Piauí.

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Lia Carneiro da Cunha;